Azul linhas aéreas. Companhia aérea do Brasil.

PARA SUA VIAGEM

Informações para Viajar
Cão Guia / Cão de Serviço

Informações necessárias para sua viagem.

Para realizar viagens internacionais na companhia de um cão guia, é necessária a apresentação da documentação específica. Fique atento a documentação:

  • O cão deve estar equipado com arreio e alça para condução;
  • Apresente a carteira de vacinação: para todo animal com mais de 3 meses é exigida a vacina contra a raiva. A vacina tem validade de 1 ano e deve ter sido ministrada 30 dias antes da viagem;
  • Carteira do cão identificando-o como Cão Guia, com nome e registro da escola;
  • Plaqueta de identificação do animal;
  • Garanta também o Certificado de Saúde emitido pelo médico veterinário. O prazo de validade do Certificado é de 10 dias a contar da data de sua emissão.
  • CVI ou CZI – Certificado Veterinário Internacional ou Certificado Zoo Sanitário Internacional - Fornecido pela Vigiagro, ligado ao Ministério da Agricultura. O telefone para contato é (11) 2445-3683. A Vigiagro também emite o Passaporte do Animal, que substitui o CVI/CZI.

É importante também que esta informação seja dada durante o momento da compra. Durante o preenchimento dos dados pessoais, selecione esta opção na área "Atendimento Especial" do formulário.

*A Azul não transporta animais com menos de 4 meses de vida.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento 4003-1118.

Viagens DE/PARA Estados Unidos da América

Especificamente para viagens de Cão de Serviço de/para os EUA, em 11 de Janeiro 2021 entrou em vigor o novo normativo do DOT – Departamento de Transporte dos EUA, desobrigando as empresas aéreas a transportar cão de suporte emocional e estabelecendo novas diretrizes para o transporte de cão de serviço.

É considerado cão de serviço o cão treinado individualmente para realizar funções ou tarefas em benefício de um indivíduo qualificado com deficiência, incluindo deficiência física, sensorial, psiquiátrica, intelectual ou deficiência mental.

Documentação necessária:

  • Carteira de Vacinação, incluindo a vacina antirrábica com nome do laboratório produtor, o tipo de vacina e o número da ampola. Deve ter sido aplicada a mais de 30 dias e menos de 1 ano. Estes prazos deverão ser respeitados a cada dose da vacina antirrábica;
  • Certificado Veterinário Internacional (CVI) válido por 60 dias a partir da data de emissão. O Passaporte Animal criado pela Vigiagro não é aceito nos EUA;
  • Para viajar com um animal de serviço, você deve preencher o Formulário para Transporte de Cão de Serviço atestando a saúde, o treinamento e o comportamento do animal pelo menos 48 horas antes do seu voo.

Caso a reserva tenha ocorrido dentro de 48 horas antes do voo, o passageiro poderá preencher o formulário e apresenta-lo no aeroporto.

Voos com mais de 8 horas de duração:

  • Se o seu itinerário incluir um voo com mais de oito horas de duração, será necessário preencher o Atestado de Necessidade Básica de Cão de Serviço, declarando que seu animal não precisará satisfazer as necessidades fisiológicas ou que poderá atendê-las de forma a não criar problemas sanitários ou de saúde.

Atenção: Os referidos formulários são documentos oficiais do DOT, configurando crime federal fazer declarações, entradas ou representações materialmente falsas, fictícias ou fraudulentas com conhecimento de causa e intencionalmente neste formulário para garantir acomodações para deficientes fornecidas de acordo com os regulamentos do Departamento de Transporte dos Estados Unidos. (Legislação americana 18 U.S.C. § 1001)

Caso o passageiro que queira transportar seu cão de serviço também possua alguma condição de saúde específica e/ou precisa de alguma assistência especial durante o voo, além dos documentos citados para o transporte do cão de apoio emocional, deverá apresentar o formulário de informações médicas (MEDIF - Medical Information Form) preenchido pelo médico deste passageiro, conforme dispõe o artigo 9º da Resolução ANAC nº 280 de 2013, disponível no link: https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/informacoes-para-viajar/autorizacao-medica-medif

Alguns exemplos dessa possível condição de saúde estão especificadas abaixo:

  • Sofrer de enfermidade ou incapacidade que cause efeitos à sua saúde e bem-estar ou até mesmo aos demais passageiros e tripulação;
  • Passou por uma cirurgia recentemente;
  • Tem uma condição de saúde considerada instável;
  • Representar um risco à sua própria segurança, ou aos demais passageiros e/ou tripulação;
  • Precisar da atenção ou do acompanhamento médico e/ou equipamentos especiais durante o voo.
  • A documentação deverá ser apresentada com até 72 horas de antecedência do voo para análise da AZUL. A documentação original também deverá ser apresentada no momento do check-in.

Requisitos:

  • O cão deve usar focinheira, coleira ou estar amarrado o tempo todo,
  • O cão deve estar limpo e ser bem comportado,
  • O cão deve ser acomodado nos pés do passageiro, ou no colo (para viajar no colo, os animais devem ser menores do que uma criança de 2 anos),

A aprovação final para viajar acontecerá somente na chegada ao aeroporto, com a constatação de que o animal poderá ser acomodado com segurança,

Se o cão estiver em uma caixa de transporte, a caixa deverá caber sob o assento à frente com o animal dentro.

O animal não pode:

  • Sentar-se na fileira da saída de emergência
  • Acessar ou bloquear os corredores
  • Ocupar um assento
  • Comer nas mesas

Restrição de locomoção na cabine:

Para cães pequenos, a Azul sugere que o transporte seja realizado em container. São aceitos dois tipos de embalagem: o container rígido ou a mala flexível. As dimensões devem ser de, no máximo, 43 cm comprimento X 31,5 cm de largura X 20 cm de altura.

Para cães médios e grandes, o cão deve se acomodar no chão e no pé do passageiro, sendo necessário utilizar coleira com guia.

Observação:

A AZUL poderá negar o transporte do cão, caso:

  • O animal represente uma ameaça à saúde ou segurança;
  • Comportamento do animal permite concluir que ele não possuí o treinamento adequado. Ex: correr livremente, latir, rosnar, morder ou pular em pessoas, urinar ou defecar na cabine ou área do portão de embarque;
  • Falta do preenchimento dos formulários por parte dos passageiros;
  • Se o transporte do animal violar requisitos de segurança ou de saúde aplicáveis a qualquer Órgão dos EUA ou de governo estrangeiro.

Envio

O formato de anexo deve ser salvo em JPG ou PDF.

Nesta ocorrência é possível anexar até 10 arquivos.

 

Para enviar o documento preenchido, informe os dados abaixo:

*São permitidos no máximo 10 arquivos.

limpar anexos

 

 

Seus dados foram enviados com sucesso.

Dentro de 48 horas sua solicitação será analisada.

Chat Online