Azul linhas aéreas. Companhia aérea do Brasil.

PARA SUA VIAGEM

Informações para Viajar
Pet na Cabine

Na cabine junto com você, como todo bom amigo.

Na Azul, quando você viaja com seu animal de estimação, ele vai pertinho de você na cabine da aeronave!

Cada cliente tem o direito de levar apenas 01 (um) durante o seu voo. A bordo, são permitidos até 03 (três) animais domésticos (cães e gatos) por voo, desde que tenham mais de 4 (quatro) meses de idade e sejam transportados com segurança e em embalagem apropriada. Para este serviço é cobrada taxa de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) ou US$ 100,00 (cem dólares) por trecho, para compras realizadas no exterior.

Algumas regras:

  • O peso total (animal + container) deve ser de, no máximo, 5 kg. O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável.
  • Para transporte de animais na Azul, são aceitos dois tipos de embalagem: o container rígido ou a mala flexível. As dimensões devem ser de, no máximo, 43 cm comprimento X 31,5 cm de largura X 20 cm de altura.

Escolhendo a embalagem mais adequada para seu amiguinho:

  • O container rígido deve ser de fibra ou plástico rígido resistente;
  • A mala flexível deve ter hastes internas de metal para reforçar a estrutura e ser feita de material impermeável;
  • Embalagens de outros materiais –como containers de madeira, palha ou malas flexíveis que não sejam de material impermeável – não serão aceitos para embarque de animais;
  • Para garantir o conforto do animal, a embalagem deve possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que o mesmo fique de pé e possa movimentar-se realizando um círculo em volta de si mesmo (giro de 360°);
  • Deve ter também aberturas que garantam a entrada e a circulação de ar;
  • Devem possuir um dispositivo que evite uma abertura acidental, interna ou externamente;
  • Durante o vôo, o pet precisa dos mesmos cuidados que tem em terra. Por isso, o piso interno deve ser revestido com um material que contenha e absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte;
  • A embalagem para transporte de animais vivos deve ser resistente, segura, impermeável e confortável para o animal;
  • A embalagem deve ser providenciada pelo cliente;
  • A Azul deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando o contágio de doenças ao próprio animal e a terceiros.
  • Se alguma das condições citadas não for cumprida, a Azul pode negar o embarque do animal.

Documentos necessários (voos domésticos):

  • Para mostrar que seu pet é saudável e bem cuidado, leve o comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizada. Essa vacina precisa ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de um ano do embarque.
  • Também é preciso ter em mãos o atestado de saúde do animal, emitido por médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.

Documentos complementares para voos Azul de/para Fernando de Noronha:

Para viagens com destino a Fernando de Noronha, além da documentação citada nos tópicos anteriores, é necessária a Autorização de Entrada de Animais na Ilha, expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fernando de Noronha.

  • Preencher um formulário do NVA (Núcleo de Vigilância Animal) de Fernando de Noronha, disponível no site oficial da ilha: http://www.noronha.pe.gov.br/
  • Enviar o formulário preenchido para o endereço vigilancia.saude@noronha.pe.gov.br com pelo menos 30 dias de antecedência da viagem e aguardar a aprovação ou não da entrada do animal.

Validade: O formulário aprovado tem validade de 30 dias e deverá ser renovado se este prazo for ultrapassado.

Documentos complementares para ida à Floresta Nacional de Carajás (FLONA):

Para viagens com origem em Carajás, além da documentação citada nos tópicos anteriores, é necessária uma autorização, que deve ser solicitada com antecedência do voo para o animal entrar na área do aeroporto, por se tratar de uma reserva florestal de responsabilidade de Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O pedido desta autorização é feito via e-mail para o Instituto (www.icmbio.gov.br), onde o cliente deve informar os dados do proprietário e do animal, bem com o data do voo e origem/destino (nome completo, endereço e CPF do proprietário do animal, raça do animal, data do voo e destino, além disto deve constar um Atestado de Sanidade do animal assinado por veterinário habilitado).

A documentação deverá conter:

  • documento de identificação oficial com foto do titular da passagem aérea;
  • documento original do atestado de saúde do animal, emitido por veterinário;
  • documento original da carteira de vacinação no animal.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento 4003-1118.

IMPORTANTE: O não cumprimento destes procedimentos podem impedir a entrada do animal e gerar multa.

Chat Online

Voos para Portugal ou Estados Unidos

Em função da pandemia do Covid-19, as autoridades portuguesas  e americanas adotaram algumas medidas que restringem o acesso a esses países. Clique aqui e confira as principais medidas.
 
Obrigado.
Time Azul