Na Azul, quando você viaja com seu animal de estimação, ele vai pertinho de você na cabine da aeronave!
Cada cliente tem o direito de levar apenas 01 (um) durante o seu voo. A bordo, são permitidos até 03 (três) animais domésticos (cães e gatos) por voo, desde que tenham mais de 4 (quatro) meses de idade e sejam transportados com segurança e em embalagem apropriada. Para este serviço é cobrada taxa de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) ou US$ 100,00 (cem dólares) por trecho, para compras realizadas no exterior.
Algumas regras:
- O peso total (animal + container) deve ser de, no máximo, 5 kg. O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável.
- Para transporte de animais na Azul, são aceitos dois tipos de embalagem: o container rígido ou a mala flexível. As dimensões devem ser de, no máximo, 43 cm comprimento X 31,5 cm de largura X 20 cm de altura.
- Não é permitido o transporte de animal de estimação na cabine para clientes menores de 16 anos incompletos viajando desacompanhados.
Escolhendo a embalagem mais adequada para seu amiguinho:
- O container rígido deve ser de fibra ou plástico rígido resistente;
- A mala flexível deve ter hastes internas de metal para reforçar a estrutura e ser feita de material impermeável;
- Embalagens de outros materiais –como containers de madeira, palha ou malas flexíveis que não sejam de material impermeável – não serão aceitos para embarque de animais;
- Para garantir o conforto do animal, a embalagem deve possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que o mesmo fique de pé e possa movimentar-se realizando um círculo em volta de si mesmo (giro de 360°);
- Deve ter também aberturas que garantam a entrada e a circulação de ar;
- Devem possuir um dispositivo que evite uma abertura acidental, interna ou externamente;
- Durante o vôo, o pet precisa dos mesmos cuidados que tem em terra. Por isso, o piso interno deve ser revestido com um material que contenha e absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte;
- A embalagem para transporte de animais vivos deve ser resistente, segura, impermeável e confortável para o animal;
- A embalagem deve ser providenciada pelo cliente;
- A Azul deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando o contágio de doenças ao próprio animal e a terceiros.
- Se alguma das condições citadas não for cumprida, a Azul pode negar o embarque do animal.
Documentos necessários (voos domésticos):
- Para mostrar que seu pet é saudável e bem cuidado, leve o comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizada. Essa vacina precisa ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de um ano do embarque.
- Também é preciso ter em mãos o atestado de saúde do animal, emitido por médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.
Documentos complementares para voos Azul de/para Fernando de Noronha:
Para viagens com destino a Fernando de Noronha, além da documentação citada nos tópicos anteriores, é necessária a Autorização de Entrada de Animais na Ilha, expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fernando de Noronha.
Validade: O formulário aprovado tem validade de 30 dias e deverá ser renovado se este prazo for ultrapassado.
- Preencher um formulário do NVA (Núcleo de Vigilância Animal) de Fernando de Noronha, disponível no site oficial da ilha: http://www.noronha.pe.gov.br/
- Enviar o formulário preenchido para o endereço vigilancia.saude@noronha.pe.gov.br com pelo menos 30 dias de antecedência da viagem e aguardar a aprovação ou não da entrada do animal.
Documentos complementares para ida à Floresta Nacional de Carajás (FLONA):
Para viagens com origem em Carajás, além da documentação citada nos tópicos anteriores, é necessária uma autorização, que deve ser solicitada com antecedência do voo para o animal entrar na área do aeroporto, por se tratar de uma reserva florestal de responsabilidade de Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O pedido desta autorização é feito via e-mail para o Instituto (www.icmbio.gov.br), onde o cliente deve informar os dados do proprietário e do animal, bem com o data do voo e origem/destino (nome completo, endereço e CPF do proprietário do animal, raça do animal, data do voo e destino, além disto deve constar um Atestado de Sanidade do animal assinado por veterinário habilitado).
A documentação deverá conter:
- documento de identificação oficial com foto do titular da passagem aérea;
- documento original do atestado de saúde do animal, emitido por veterinário;
- documento original da carteira de vacinação no animal.
IMPORTANTE: O não cumprimento destes procedimentos podem impedir a entrada do animal e gerar multa.