Carregando...

FREMEC é um documento para facilitar a vida de passageiros frequentes com condições médicas especiais. Após a avaliação da área médica, o cartão FREMEC ficará disponível para o passageiro com a validade de 1 ano. Com ele, não é mais necessário apresentar atestado médico toda vez para viajar, basta apresentar o documento no momento do embarque, garantindo rapidez e privacidade.

O cartão FREMEC poderá ser concedido aos passageiros com deficiência crônica e estável, tais como:

  • Deficiência de locomoção;
  • Deficiênia visual;
  • Deficiência auditiva.

Por outro lado, o MEDIF deve ser preenchido em casos em que o passageiro tenha doença crônica estável ou doença aguda, incluindo os pós e pré-operatórios, conforme detalhado aqui. Desde que sejam estáveis, as seguintes condições médicas geralmente não necessitam de autorização médica e, portanto, não exigem qualquer assistência pessoal e, consequentemente, o preenchimento de MEDIF ou FREMEC:

  • Diabete Mellitus;
  • Pressão arterial alta ou colesterol alto;
  • Artrite;
  • Membros artificiais.

É importante ressaltar que o cartão FREMEC não pode ser emitido para passageiros com novas necessidades ou para passageiros que necessitam de oxigênio para uso a bordo.

Confira como você poderá solicitar o FREMEC:

  • Clique aqui e faça o download do formulário;
  • Para comprovar as necessidades especiais, solicite que seu médico preencha e assine o formulário;
  • Envie o formulário preenchido para medif.azulcenter@voeazul.com.br;
  • Em até 7 (sete) dias úteis sua solicitação será analisada pela equipe médica da Azul e você receberá uma resposta;
  • Em caso de aprovação, você receberá no e-mail um documento com seu número FREMEC e poderá utilizá-lo para reservar sua passagem;
  • Caso já possua o FREMEC de outra companhia aérea dentro da validade, poderá enviá-lo para o e-mail acima informado para avaliação médica.

Como emitir sua passagem e voar utilizando o FREMEC:

  • Preencha o formulário de viagem e envie para medif.azulcenter@voeazul.com.br;
  • Compre sua passagem pelo Call center (4003-1118) e informe o número de FREMEC no momento da reserva;
  • No embarque, basta apresentar o documento. Não é necessario apresentar atestado médico ou autorização.

Importante

Os passageiros titulares do FREMEC devem informar a Azul - imediatamente - sempre que a condição médica mudar ou se agravar. Em caso de dúvidas, o e-mail medif.azulcenter@voeazul.com.br está à disposição.

Clique aqui e saiba mais no Manual de Medicina IATA.

Sem problemas, você pode incluir mais quilos no aeroporto durante o check-in. Mas atenção, se o peso da bagagem despachada passar de 23kg será cobrado excesso de bagagem.