Azul linhas aéreas. Companhia aérea do Brasil.

PARA SUA VIAGEM

Informações para Viajar
Autorização Médica (FREMEC)

Casos que exigem documentação e cuidados especiais.

O FREMEC (Frequent Traveller Medical Card) é um documento para facilitar a vida de passageiros frequentes e que possuam condições médicas especiais de caráter permanente e estável. Após a avaliação da área médica e sendo verificadas as condições necessárias, o cartão FREMEC será encaminhado ao passageiro e terá validade de 1 ano. Na posse do cartão, o passageiro não precisará mais apresentar o formulário médico MEDIF (Medical Information Form), mas apenas o FREMEC, documento de identificação e o comprovante da passagem, garantindo assim maior agilidade no seu atendimento e embarque

São exemplos de assistências devidas a pessoas com mobilidade reduzida, em razão de deficiência crônica e estável:

  • Deficiência de locomoção;
  • Deficiência visual;
  • Deficiência auditiva.

Excluem-se da condição médica especial de caráter permanente e estável os portadores de doenças mentais, deficiências intelectuais e co-morbidades associadas a tais deficiências.

No caso de o passageiro possuir doença crônica estável ou aguda, incluindo pós e pré-operatórios, deverá ser preenchido o formulário médico MEDIF, conforme detalhado aqui.

As seguintes condições médicas geralmente não necessitam de autorização médica desde que estejam estáveis e, portanto, não exigem qualquer assistência pessoal e, consequentemente, o preenchimento de MEDIF ou FREMEC:

  • Diabete Mellitus;
  • Pressão arterial alta ou colesterol alto;
  • Artrite;
  • Membros artificiais.

É importante ressaltar que o cartão FREMEC não pode ser emitido para passageiros com novas necessidades (no caso deverá haver uma nova avaliação) ou para passageiros que necessitam de oxigênio para uso a bordo.

Importante: Os passageiros que já possuem o cartão FREMEC devem informar imediatamente à AZUL sempre que a sua condição médica mudar ou se agravar.

O formulário FREMEC encontra-se disponível para download ao final desta página, e os clientes deverão garantir o seu preenchimento completo e assinatura do médico pessoal do passageiro antes de reservar a passagem. O envio deste formulário a AZUL, deve ser feito em até 72h (setenta e duas) úteis antes do voo através do nosso site. Os documentos médicos e o FREMEC serão avaliados pelo profissionais médicos da AZUL, especializados em medicina de aviação, com prazo para resposta de 07 dias úteis.

Vale lembrar que o passageiro que não é elegível ao FREMEC não está com embarque negado, sendo assim deverá proceder com o envio de formulário MEDIF (seguindo o prazo para análise a partir de novo envio).

Lembramos que o formulário FREMEC (e laudo quando necessário) deverá conter assinatura e CRM do médico pessoal do passageiro (este formulário médico não será aceito se estiver assinado por psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais diferentes de médicos com CRM válido). Se aprovado, o FREMEC é válido por 01 ano, a contar da resposta da AZUL, sendo assim, somente é valido par análise formulários com data de preenchimento de no máximo 30 dias antecedentes ao envio.

Para avaliação de FREMEC de outra companhia será necessário o envio dos arquivos médicos FREMEC, juntamente com a autorização de outra empresa onde deverá constar o número/ validade para que possa ser realizada a análise será possível a validação na AZUL.

O passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida deve ser acompanhado de um responsável maior de idade, em plena condição física e clínica, e sempre que em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual, não possa compreender as instruções de segurança de voo ou não possa atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência, isso quando atestado em resposta pelo médico da AZUL.

O departamento médico da AZUL oferecerá resposta por escrito às solicitações de acompanhante pelo passageiro no prazo de 07 (sete) dias úteis. Se aprovado o FREMEC, o acompanhante terá desconto de 80% sobre o valor da tarifa (não sendo aplicado este desconto quando a compra for através de R$ + pontos do Tudo Azul ou somente Pontos Tudo Azul). O referido desconto não se aplica às taxas devidas aos operadores aeroportuários e/ou entes governamentais, bem como para serviços adicionais ofertados pela AZUL, exceto aqueles descritos no inciso I e II do §3º, do artigo 8º da Resolução supracitada.

A AZUL ainda ressalta que os dados requisitados no formulário médico decorrem de exigência legal e são essenciais para viabilizar o serviço de transporte aéreo. Deste modo, os dados do FREMEC são tratados como sensíveis, analisados unicamente por profissionais médicos especializados e resguardados de acordo com as prerrogativas de sigilo médico e a privacidade do passageiro.

Download dos documentos

Confira como você poderá solicitar o FREMEC:

Todas as vias devem ser totalmente preenchidas (mesmo com a negativa, caso não possua o fator indicado) para melhor análise. Para efetuar o download do formulário FREMEC, clique aqui.

Compre sua passagem pelo call center (4003-1118) e informe o número de FREMEC no momento da reserva;

No embarque, basta apresentar o documento, e não é necessário apresentar atestado médico ou autorização.

Clique aqui e faça o download do formulário FREMEC

Para efetuar o download do manual contendo as orientações gerais para médicos a bordo, clique aqui.

Para efetuar o download do manual médico da IATA (em inglês) contendo as diretrizes internacionais para transporte aéreo de passageiros com condições médicas especiais, clique aqui.

Caso seu FREMEC chegue ilegível ou incompleto, entraremos em contato com você para devida informação e auxílio.

Caso haja dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Reservas 11 4003-1118.

O formato de anexo deve ser salvo em JPG ou PDF.

 

Para enviar o documento preenchido, informe os dados abaixo:

*São permitidos no máximo 10 arquivos.

limpar anexos

 

 

Seus dados foram enviados com sucesso.

Dentro de 7 dias sua solicitação será analisada.

Chat Online

Voos Azul

Verifique o status do seu voo no Minhas Reservas. Para saber mais é só clicar aqui.
 
Caso precise de alguma ajuda, nosso chat funciona 24h todos os dias.
 
Obrigado.
Time Azul