Azul linhas aéreas. Companhia aérea do Brasil.

Novas formas de viajar

Confiança e segurança continua sendo prioridade para suas viagens.

Restrições de Viagens
Limpeza a bordo e Saúde
Malha aérea e regras de compra
Inovações Azul

No cenário que estamos vivendo, com os desdobramentos do coronavírus (COVID-19), temos o compromisso de manter todos informados sobre o que a Azul tem feito para se adequar e para promover um ambiente seguro, saudável e com o máximo de conforto.

A Azul oferece condições especiais para a realização do teste RT-PCR em qualquer unidade dos Laboratórios do Einstein ou pelo Einstein até você. Basta apresentar o comprovante de reserva da sua viagem com a data e destino do voo para agendamento e realização do exame.

Agende data e horário pelos canais de atendimento Einstein:

Whatsapp: (11) 3620-2550
Telefone: (11) 2151-1233

Portugal

Extensão da suspensão de voos até 16/03/2021.
Atualizado em 27/02/2021.

Devido ao cenário da pandemia que geraram agravamento do número de casos em Portugal e a detecção de novas variantes do vírus Sars-Cov-2, o Governo Português determinou (Despacho n.º 2207-A/2021, de 26 de fevereiro de 2021), a permanência da suspensão dos voos de/para o Brasil entre 00h00 de 29/01/2021 a 23h59 de 16/03/2021.

Neste período serão permitidos apenas:

• Voos de carga

• Voos de natureza humanitária para efeito de repatriamento:

- de cidadãos nacionais e membros das respetivas famílias,

- dos titulares de autorização de residência em Portugal,

- de cidadãos nacionais da União Europeia, de nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respetivas famílias,

- de nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-Membro da União Europeia

Os passageiros que viajarem a Portugal cumprindo essas condições, deverão:

• apresentar no momento da partida um teste negativo realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque, sob pena de lhes ser recusado o embarque na aeronave e a entrada em território nacional; e fazer quarentena de 14 dias à chegada.

Os cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respetivas famílias e nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-Membro da União Europeia devem:

• apresentar no momento da partida um teste negativo realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque, sob pena de lhes ser recusado o embarque na aeronave; e

• ao chegar aos aeroportos nacionais têm, obrigatoriamente, de aguardar pelo voo de ligação aos respetivos países em local próprio no interior do aeroporto.

*Informações oficiais clique aqui.

Clientes Azul com reservas confirmadas em viagens afetadas nesse período (29/01 a 16/03/2021) poderão:

• Alterar sem qualquer custo (sem taxas, tampouco diferença tarifária).

• Solicitar que o valor pago seja mantido como crédito, o qual será processado sem qualquer custo, sendo válido pelo período de 18 meses a partir da data de solicitação, para futuras compras.

• Solicitar reembolso da tarifa, o qual será processado de forma integral e realizado em até 12 meses, a contar da data do voo cancelado

A Azul orienta os clientes com reserva confirmada nesse período a checarem previamente o status de seu voo pelo site ou aplicativo antes de se dirigirem ao aeroporto.

Em caso de dúvidas, contate-nos pelos Canais de Atendimento.

Estados Unidos

Você que vai viajar com a gente para Orlando ou Fort Lauderdale fique atento às regras de entrada vigente nos Estados Unidos.

*Informações oficiais clique aqui

Exigência de apresentação de teste negativo COVID-19 para entrada nos EUA

A partir de 26 de janeiro, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) exige que todos os passageiros de voos internacionais chegando nos Estados Unidos (em trânsito ou como destino final), incluindo cidadãos norte-americanos, apresentem:

Comprovante de teste de COVID-19 NEGATIVO e formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro (disponível no site da Azul);

   ou

• Caso testou positivo e já se recuperou, comprovante do teste de COVID-19 POSITIVO (dentro de 90 dias), atestado emitido por profissional de saúde e formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro (disponível no site da Azul).

Para o teste de COVID-19 NEGATIVO as exigências são:

• Ser um teste viral molecular (como RT-PCR, NAAT, LAMP) ou de antígeno com um resultado “negativo” ou “COVID-19 não detectado”. Não são aceitos testes/exames sorológicos que identificam imunoglobulinas como IgM e IgG;

• Ser realizado no máximo 3 dias antes da partida;

• Imprimir e preencher o formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro, disponível aqui.

Em caso de Comprovante do teste de COVID-19 POSITIVO (dentro de 90 dias), seguem as exigências:

• Prova de um resultado de teste positivo emitido no máximo 90 dias antes da partida;

• Atestado emitido por profissional de saúde ou agente de saúde pública com as seguintes exigência:

- O atestado deve ser feito em papel timbrado que contenha o nome, endereço e o telefone do agente de saúde ou hospital;

- O teste positivo deve ter sido coletado nos últimos 90 dias que antecedem a viagem;

- Os dados da pessoa atestada como positivo (nome e data de nascimento) no laudo devem ser idênticos ao documento de viagem (passaporte) apresentado pelo viajante.

• E formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro, disponível aqui.

Os passageiros devem baixar, imprimir e preencher o formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro comprovando seu teste laboratorial negativo ou o comprovante de recuperação antes do embarque.

Esse requisito não se aplica a crianças com menos de 2 anos ou que estejam viajando apenas dentro dos Estados Unidos.

Importante: O passageiro precisa comprovar, no embarque de origem, os documentos citados anteriormente. Os passageiros que não apresentarem o certificado de teste e o formulário impresso com as especificações mencionadas não serão autorizados a embarcar no voo de origem.

Exigência de teste RT-PCR para entrada de brasileiros e estrangeiros no Brasil

De acordo com a Portaria Nº 630 de 17/12/2020 emitida pela Casa Civil, as autoridades brasileiras adotaram medidas que restringem acesso ao Brasil. Entre elas:

1) A partir de 30 de dezembro de 2020, está apenas autorizada a entrada de clientes estrangeiros e brasileiros a partir de 12 anos mediante apresentação no momento do check-in de teste método RT-PCR com resultado negativo/não reagente para COVID-19.

- A coleta do exame deve ser efetuada dentro de 72 horas do horário de decolagem dos voos internacionais para o Brasil

- Não será permitido o embarque de clientes que não apresentarem o exame ou cujo resultado seja positivo/reagente a COVID-19.

2) Além da apresentação do exame tipo RT-PCR, todos os clientes deverão preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) conforme orientações do link que estará disponível no portal da Anvisa: https://formulario.anvisa.gov.br/

ATENÇÃO: Devido instabilidade no sistema de preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), a ANVISA isentou temporariamente os clientes da necessidade de apresentação deste documento até que o funcionamento do sistema seja reestabelecido.

- O preenchimento do formulário de Declaração de Saúde do Viajante (DSV) deve ser concluído dentro das últimas 72 horas que antecedem o embarque para o Brasil;

- Todos os viajantes independentemente da idade e da nacionalidade, devem ter o formulário preenchido;

- Para menores de 18 anos, seu responsável é quem deve preencher e enviar o formulário;

*Informações oficiais clique aqui

Fernando de Noronha:

O embarque de passageiros para Fernando de Noronha está restrito às regras da Administração da Ilha, com base em critérios de saúde pública para evitar o contágio do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Está permitida a entrada no destino para passageiros não residentes na ilha a partir de 10/10/2020, desde que seguidos os trâmites para análise e posterior notificação de autorização pelo Estado de Pernambuco.

Deverão ser apresentados:

1) Pagamento e Comprovação da Taxa de Preservação Ambiental-TPA – em até 72h antes da data de embarque. Dar aceite no termo de compromisso, comprometendo-se a cumprir o protocolo e as orientações da Vigilância em Saúde de Noronha.

2) Baixar o aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing e utilizá-lo durante todo o período de estadia na ilha;

3) Apresentar laudo laboratorial impresso à companhia aérea antes do embarque do:

a. Resultado negativo de teste RT-PCR realizado no máximo 48h antes do embarque OU;

b. Resultado positivo de teste RT-PCR realizado no mínimo há mais de 20 dias e no máximo há 90 dias antes do dia do embarque OU;

c. Resultado reagente de IgG por sorologia realizado, no máximo, 90 dias antes do dia do embarque.

O teste deve ser custeado pelo passageiro. Não serão aceitos “testes rápidos”.

5) Cópia de documento com foto com nome idêntico ao do exame ou cujo número conste no exame;

6) A data do voo deverá obrigatoriamente coincidir com a data de chegada indicado para pagamento da TPA;

Importante: O passageiro precisa comprovar, no embarque de origem, que o exame foi feito. Se não tiver o resultado ainda, o seu deslocamento para o arquipélago não será possível.

*Informações oficiais clique aqui

Atenção:

Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com seu agente de Viagem.

Intensificamos as ações no ambiente do aeroporto, desde o check-in até o embarque, e também durante todo o voo para tornar a sua viagem ainda mais tranquila e segura.

Serviço Médico Covid-19

A Azul Linhas Aéreas está proporcionando aos seus clientes que possuem viagens internacionais (Brasil, Europa e Estados Unidos) como destino ou como partida, uma cortesia de serviço médico COVID-19 para aqueles que tiverem um diagnóstico positivo de COVID-19 durante a sua viagem.

Confira algumas informações importantes:

Benefício

O serviço é válido para os clientes que possuem Brasil, Europa e Estados Unidos como destino e partida de sua viagem, mediante compras de passagens e realização de voos regulares da AZUL no período de 11/11/2020 e 31/03/2021, com cobertura máxima de até 31 dias da data de embarque e terá validade somente enquanto o passageiro estiver no país de destino

No momento em que o passageiro embarcar para o seu país de origem, o serviço é automaticamente cancelado, mesmo que ainda esteja dentro dos 31 dias de validade.

O serviço médico não será prestado:
(i) no Brasil, aos passageiros brasileiros,
(ii) nos Estados Unidos da América, aos passageiros norte-americanos, tampouco
(iii) na Europa, aos passageiros europeus.

Como solicitar assistência médica de viagem?

É necessário entrar em contato com Assist Card e seguir as orientações recomendadas. Acesse https://www.assistcard.com/br ou entre em contato via telefone:

ESTADOS UNIDOS | +1 (786) 804 5600 ou +1 (305) 424 1250
EUROPA | +34 (91) 788 3333 ou +34 (91) 454 4275
PORTUGAL | +351 3088 03332
BRASIL | +55 (11) 3526-8718

Importante

É obrigatório que o cliente tenha todos os dados preenchidos corretamente no momento da compra da sua viagem (Nome, Sobrenome, E-mail, CPF para brasileiros e passaporte para estrangeiros). A cortesia será válida apenas se os dados estiverem corretamente e devidamente preenchidos, caso contrário, o serviço não será oferecido.

Confira o regulamento e regras completas aqui.

Estamos sempre visando a segurança e suporte a todos os nossos clientes.

Na Azul, a segurança
é ultravioleta

A Azul adotou um sistema de raio ultravioleta para aumentar ainda mais a sua segurança na hora de voar. É o UV Cabin System, da Honeywell, capaz de higienizar o interior de uma aeronave em menos de 10 minutos, auxiliando na eliminação de vírus e bactérias a bordo.

A Azul é a primeira empresa aérea da América Latina a trazer essa inovação, que representa uma camada a mais de segurança a seus Clientes e Tripulantes.

Limpeza a cada
novo voo

Nossas aeronaves são limpas a cada novo voo. Aplicamos um desinfetante aprovado pela Anvisa em todos os locais em que você e nossos demais clientes possam ter contato, como apoios de cabeça e de braços, mesa de apoio, cintos de segurança e bagageiros da cabine.

Limpeza profunda a cada
novo período de voos

Quando nossa aeronave fica mais tempo em solo, uma profunda e completa higienização é feita, incluindo os tapetes, os locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e cozinha, e os lavatórios.

Todas essas áreas passam por um processo de desinfecção minucioso, tudo de acordo com as recomendações da IATA e Anvisa.

Qualidade do ar
a bordo

A frota de jatos da Azul é equipada com sistemas de ar condicionado que possuem filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air).

Esses filtros renovam o ar de toda aeronave em um intervalo de poucos minutos e conseguem extrair até 99,9% dos vírus existentes.

Aferição da temperatura
dos Tripulantes

Distribuímos para todas as nossas bases termômetros digitais para aferir a temperatura de nossos tripulantes.

Álcool em gel e lenços desinfetantes disponíveis para todos vocês e Tripulantes em todos os nossos voos.

Mesmo com todas essas medidas, é extremamente importante que você siga com rigor todas as recomendações de limpeza pessoal, seja qual for o seu destino.

Uso de máscaras

Nossos tripulantes, de solo e de voo, estão usando máscaras e luvas de proteção. Para você, nosso Cliente, também é obrigatório o uso de máscaras pessoais durante toda a viagem.

Exceção: crianças com idade inferior a 03 anos (em voos domésticos) ou crianças com idade inferior a 02 anos (em voos para os Estados Unidos) e demais passageiros contraindicados pelo profissional de saúde ou que estejam impossibilitados de usar a máscara facial ou utilizá-la adequadamente em razão de problema respiratório, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou transtorno psicossocial, devem enviar formulário Medif (acesse aqui) preenchido com a antecedência de 72 horas úteis do voo para avaliação da área médica da Azul.

Mudanças temporárias no serviço de bordo

Atendendo a norma da Anvisa de 18/12/2020, não haverá serviço de bordo durante nossos voos. Está suspensa também a entrega de snacks no desembarque. De acordo com a Anvisa, essa norma visa reforçar a obrigatoriedade do uso da máscara durante todo o voo e nos aeroportos.

Check-in

Dê preferência ao check-in online
ou via APP.

Se tiver bagagem para despachar use os nossos totens ou dirija-se ao balcão. Você pode também usar a nossa bancada digital quando disponível.

Embarque

Aguarde a chamada do seu grupo para se posicionar na fila, evitando aglomerações.

Mantenha uma distância segura dos demais Clientes.

Como você viu, fique tranquilo. A Azul sempre pensa na saúde e segurança dos nossos clientes.

Encontre sua próxima viagem aqui.

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Mais destinos e mais viagens.
São mais de 110 destinos com 700 voos diários

Nossa malha aérea

Manter o Brasil conectado é o que podemos fazer de mais importante no momento.

Para visitar a família, transportar profissionais de saúde e suprimentos, conte com a gente!

Caso a Azul necessite realizar alguma modificação em seu voo até 31/10/2021, você receberá um e-mail ou SMS com todos os detalhes e opções, além de poder também consultar a sua reserva na área "Minhas Reservas". As opções são:

Alterações: alterar a data uma única vez, sem qualquer custo (sem taxa, tampouco diferença tarifária), mantidas as condições aplicáveis ao serviço contratado.

Crédito: solicitar que o valor pago seja mantido como crédito, o qual será processado sem qualquer custo, sendo o crédito válido no período de 18 meses a partir da data de solicitação, para futuras compras.

Reembolso*: solicitar reembolso da tarifa, o qual será processado de forma integral e realizado em até 12 meses, a contar da data do voo cancelado, sendo o valor corrigido monetariamente (INPC ).

 

*Exceção: caso o cliente tenha formalizado o pedido de desistência da compra após 24 horas do recebimento do comprovante da passagem aérea, bem como o voo tenha antecedência igual ou superior a 7 dias em relação à data de embarque, o reembolso será realizado em até 07 dias.

Foi diagnosticado ou está com suspeita de COVID-19 e tem viagem planejada?

Solicitação de isenção de multas contratuais ou taxas para alteração ou cancelamento da reserva por iniciativa do passageiro ou agência de turismo em razão de suspeita ou teste positivo para covid-19 do passageiro

Suspeita ou Teste positivo de COVID-19: É necessário enviar o respectivo atestado ou resultado de exame, sendo emitido por hospital, laboratório ou médico devidamente comprovado. Será realizada a análise do documento pela área médica da Azul em até 72 horas após o envio, podendo a solicitação ser aceita ou não. Para tal, acesse a página com o formulário, preencha os dados necessário e anexe os documentos listados acima.

Não será aceito guia de exame como forma comprobatória, fazendo-se necessário o envio do resultado do exame ou atestado médico conforme descrito acima.

Para resultado dos exames, serão considerados os resultados abaixo:
• IgM  (+) IgG (–): SIM
• IgM (+) IgG (+): SIM
• IgM (-) IgG (+): NÃO
• RT PCR SARS COV 2 – COVID-19 OU Teste de Antígeno p/COVID-19 OU RT-LAMP p/COVID-19 : Positivo/reagente/detectado: SIM

Para ambos os casos (suspeita ou positivo) é possível realizar a Alteração ou Cancelamento da reserva conforme detalhamento abaixo:

ALTERAÇÃO: Poderá alterar a reserva para outra data, mediante a disponibilidade, respeitando a validade do bilhete de 12 meses da emissão da reserva.

CANCELAMENTO COM SOLICITAÇÃO DE CRÉDITO: Serão isentas eventuais multas contratuais e disponibilizado o crédito para utilização em até 18 meses, contados de seu recebimento.

CANCELAMENTO COM SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO: Caso a opção seja reembolso, serão aplicadas as eventuais taxas de cancelamento e reembolso conforme as regras tarifárias, sendo o saldo restante devolvido em 12 meses a contar da data do voo cancelado, observada a atualização monetária calculada com base no INPC .

Para reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com seu agente de viagem.

Se você desejar ter mais informações sobre o seu voo, preencha as informações abaixo que entraremos em contato.

Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

(11) 4003-1118

(capitais e regiões metropolitanas)

ou 0800-887-1118

(demais localidades)

Queremos te trazer de volta para a casa!

Se você está com dificuldades em retornar para o Brasil, acesse a página de Voos especiais que entraremos em contato com você!

Voos especiais

Pensando em você, trouxemos algumas inovações para sua experiência antes mesmo de viajar.
Faça seu check-in pelo app, imprima as etiquetas na bancada do aeroporto, rastreie sua bagagem durante toda sua viagem e embarque de um jeito seguro e rápido.

Embarque sem papel:

Faça o seu check-in pelo app e apresente seu cartão de embarque para embarcar, é mais rápido e seguro.

Você também pode comprar a viagem dos seus sonhos, administrar as suas reservas, e acompanhar o seu saldo de pontos através do TudoAzul.

Bancada de impressão digital

Para agilizar o seu check-in, você consegue imprimir as etiquetas para as bagagens que irá despachar.

No aeroporto dirija-se a Bancada Digital, escaneie o QRcode do cartão de embarque de todos os passageiros e imprima as suas etiquetas :)

Dirija-se ao balcão de despacho de bagagens e tenha uma boa viagem!

Rastreio de bagagem:

Somos a primeira companhia aérea do Brasil a monitorar a sua bagagem durante toda a sua viagem.

A mala é rastreada a cada manuseio e o status é enviado para ser acompanhado através do aplicativo da Azul, onde você receberá as notificações sobre as movimentação de sua bagagem:

Embarque com o Tapete Azul com segurança e tecnologia

A Azul é a única companhia a usar esta tecnologia no mundo, que são projetores externos na sala de embarque, que indicam o momento certo que o seu assento irá aparecer no tapete, com um intervalo de 2 a 3 fileiras. Essa experiência é refletida dentro da aeronoave, diminuindo o problema das filas e aglomerações.

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