Azul linhas aéreas. Companhia aérea do Brasil.

Novas formas de viajar

Confiança e segurança continua sendo prioridade para suas viagens.

Restrições de Viagens
Limpeza a bordo e Saúde
Malha aérea e regras de compra
Inovações Azul

No cenário que estamos vivendo, com os desdobramentos do coronavírus (COVID-19), temos o compromisso de manter todos informados sobre o que a Azul tem feito para se adequar e para promover um ambiente seguro, saudável e com o máximo de conforto.

Uso obrigatório de máscaras

Nossos tripulantes, de solo e de voo, estão usando máscaras para proteção. Para você, nosso Cliente, também é obrigatório o uso de máscaras pessoais faciais durante toda a viagem, salvo exceções*, lembrando que as máscaras devem ser utilizadas corretamente, ou seja, ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias.

Máscaras permitidas:

• Cirúrgicas descartáveis;

• Máscaras de alta eficiência (N95, PFF2 ou equivalentes - todas sem válvulas);

• Máscaras caseiras fabricadas em tecido (confeccionas com camada dupla);

Máscaras proibidas para uso a bordo de nossas aeronaves:

• Qualquer Máscara com válvula de expiração;

• Máscaras de acrílico ou de plástico;

• Máscaras de crochê ou tricô;

• Lenços ou bandanas de tecido ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção;

• Protetor facial (face shield) quando utilizado isoladamente;

• Máscaras de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002.

Lembre-se: em voos de longa duração, leve máscaras extras para substituição.

*Não requer uso de máscara:

- Crianças com idade até 03 anos em todos os voos da AZUL (exceto nos voos para os Estados Unidos – isenção para crianças com idade até 02 anos)

- Clientes (independentemente da idade) com espectro autista, deficiência intelectual, deficiência sensorial ou transtorno psicossocial que os impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial. O Cliente e/ou seu responsável deverá apresentar no check-in: (i) a Carteira de Identificação, ou (ii) atestado/declaração médica informando sobre a condição especial de saúde, ou (iii) atestado/declaração médica para dispensa do uso de máscara;

- Demais Clientes que não possam fazer uso de máscara de proteção facial, em razão de condições de saúde ou quaisquer outras deficiências, deverão enviar formulário MEDIF (acesse aqui) preenchido com a antecedência mínima de 72 horas úteis do voo, para avaliação da área médica da Azul.
Caso haja qualquer impossibilidade de apresentação do MEDIF, entre em contato com seu médico e solicite a declaração médica para viagem, que deverá ser apresentada no momento do check-in, informando a razão da impossibilidade de uso da máscara a bordo.

O uso da máscara é obrigatório, salvo exceções mencionadas acima. Caso o Cliente se negue a utilizar a máscara, será impedido de embarcar ou poderá ser desembarcado pela autoridade sanitária local.

Siga a recomendação de uso do fabricante das máscaras para melhor utilização. A máscara deve ser descartada e substituída caso esteja suja, molhada ou deteriorada.

Higienize as mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70% antes e após efetuar a troca de máscaras.

Conforme disposto no artigo 3, parágrafo 4º da RDC nº 456/20, alterada pela RDC nº 477/21, a retirada da máscara para alimentação do público em geral, no interior da aeronave, permanece proibida, exceto para as seguintes finalidades:

• Hidratação;

• Alimentação, quando se tratar de crianças com idade inferior a 12 anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial.

Para mais informações, acesse a página da Anvisa.

A Azul oferece condições especiais para a realização do teste RT-PCR em qualquer unidade dos Laboratórios do Einstein ou pelo Einstein até você. Basta apresentar o comprovante de reserva da sua viagem com a data e destino do voo para agendamento e realização do exame.

Agende data e horário pelos canais de atendimento Einstein:

Whatsapp: (11) 3620-2550
Telefone: (11) 2151-1233

Álcool líquido ou em gel nos voos

É muito importante estarmos seguros e o álcool antisséptico virou nosso amigo do dia-a-dia, certo? Mas, por motivos de segurança, precisamos atender as normas da ANAC. Você pode embarcar com estes itens, desde que:

• O álcool esteja em sua embalagem original. É permitido somente antissépticos 70%, as demais porcentagens não são aceitas;

• Na bagagem de mão é limitado a 0,5kg ou 0,5L por artigo e não se pode transportar mais do que 2kg, ou 2L por pessoa.

• Para voos internacionais, os frascos de álcool gel ou líquido devem ter capacidade máxima de 100ml cada, em sua embalagem original, não podendo exceder o limite de 1L por pessoa.

Se algumas das regras anteriores não forem atendidas, será solicitado o descarte da embalagem no aeroporto.

Portugal

 
Flexibilização de entrada em Lisboa
 
Com o avanço da vacinação nos dois países, Portugal publicou o decreto nº 8652-C/2021, com validade de 01/09/2021 a 16/09/2021, onde permite também viagens consideradas não essenciais, desde que os passageiros apresentem no check-in:

•  Laudo Impresso, ou digital, comprovando resultado negativo para infecção por SARS-CoV-2 (com exceção de crianças menores de 12 anos).
Os testes aceitos são: TAAN – Teste de amplificação de ácidos nucleicos (Ex: RT-PCR, NEAR, TMA, LAMP, HDA, CRISPR, SDA, etc) realizado nas últimas 72h que antecedem o embarque, ou Teste Antígeno (TRAg) – realizado nas últimas 48h que antecedem o embarque. Apenas testes aceitos pelo Comitê de Segurança da Saúde da União Européia são aceitos, portanto, confira aqui a relação de testes Trags aceitos.
 
• Cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e seus residentes permanentes que possuam o Certificado Digital COVID da União Europeia estão dispensados da realização de teste COVID mencionados acima.
 
•  Preencher ou apresentar a comprovação do preenchimento do PLC (Passenger Locator Card) eletrônico na base de origem. Clique aqui para acessar o formulário.

Para mais informações, clique aqui
 

 

Estados Unidos

Você que vai viajar com a gente para Orlando ou Fort Lauderdale fique atento às regras de entrada vigente nos Estados Unidos. 

Os EUA permitem a entrada de brasileiros, desde que possuam condições específicas, além da realização dos testes. Veja aqui quem pode entrar nos EUA.

Exigência de apresentação de teste negativo COVID-19 para entrada nos EUA

O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) exige que todos os passageiros de voos internacionais chegando nos Estados Unidos (em trânsito ou como destino final), incluindo cidadãos norte-americanos, apresentem:

Comprovante de teste de COVID-19 NEGATIVO e formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro (disponível no site da Azul);

   ou

• Caso testou positivo e já se recuperou, comprovante do teste de COVID-19 POSITIVO (dentro de 90 dias), atestado emitido por profissional de saúde e formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro (disponível no site da Azul).

Para o teste de COVID-19 NEGATIVO as exigências são:

• Ser um teste viral molecular (como RT-PCR, NAAT, LAMP) ou de antígeno com um resultado “negativo” ou “COVID-19 não detectado”. Não são aceitos testes/exames sorológicos que identificam imunoglobulinas como IgM e IgG;

• Ser realizado no máximo 3 dias antes da partida;

• Imprimir e preencher o formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro, disponível aqui.

Em caso de Comprovante do teste de COVID-19 POSITIVO (dentro de 90 dias), seguem as exigências:

• Prova de um resultado de teste positivo emitido no máximo 90 dias antes da partida;

• Atestado emitido por profissional de saúde ou agente de saúde pública com as seguintes exigência:

- O atestado deve ser feito em papel timbrado que contenha o nome, endereço e o telefone do agente de saúde ou hospital;

- O teste positivo deve ter sido coletado nos últimos 90 dias que antecedem a viagem;

- Os dados da pessoa atestada como positivo (nome e data de nascimento) no laudo devem ser idênticos ao documento de viagem (passaporte) apresentado pelo viajante.

• E formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro, disponível aqui.

Os passageiros devem baixar, imprimir e preencher o formulário de Divulgação e Atestado de Passageiro comprovando seu teste laboratorial negativo ou o comprovante de recuperação antes do embarque.

Esse requisito não se aplica a crianças com menos de 2 anos ou que estejam viajando apenas dentro dos Estados Unidos.

Importante: O passageiro precisa comprovar, no embarque de origem, os documentos citados anteriormente. Os passageiros que não apresentarem o certificado de teste e o formulário impresso com as especificações mencionadas não serão autorizados a embarcar no voo de origem.

 

Suspensão do transporte de Cães

 

O CDC determinou, a partir de 13/07/2021, a suspensão da importação de cães para os EUA. Esta regra se aplica aos que forem transportados à mão, despachados como bagagem de passageiro ou transportados como carga em voos para os Estados Unidos. Essas regras também se aplicam se você estiver apenas visitando os Estados Unidos com seu cão, importando cães para os Estados Unidos ou viajando para fora dos Estados Unidos e retornando com seu cão após uma visita temporária, como como férias ou feriado, ou para visitar amigos e parentes, e inclui animais de serviço e cães de apoio emocional.
 
Porém, cães de serviço, conforme definido pela definição do DOT da Parte 382 (se o cão for treinado individualmente para trabalhar ou executar tarefas para o benefício de um indivíduo com deficiência, incluindo um físico, sensorial, psiquiátrico, intelectual ou outras deficiências mentais) são incluídos como uma categoria que pode ser isenta da proibição.

Para solicitar uma isenção para um cão de serviço, o passageiro deve receber uma aprovação prévia por escrito, preenchendo um Pedido de Permissão de Importação de Cachorro com o CDC para importar para os EUA.
 
A solicitação de uma aprovação prévia por escrito deve ser submetida ao CDC pelo menos 30 dias úteis antes da data de chegada do voo. Além disso, como parte do Pedido de Autorização de Importação de Cachorro, o passageiro pode ter que fornecer documentação ou evidência de que o cão a ser importado é de fato um cão de serviço, sendo que atualmente é permitida a entrada apenas pelos Aeroportos: Anchorage, Atlanta, Boston, Chicago (ORD), Dallas, Detroit, Honolulu, Houston, Los Angeles, Miami, Minneapolis, New York (JFK), Newark, Philadelphia, San Francisco, San Juan, Seattle, e Washington, DC (Dulles).

Mais informações, confira aqui.

Exigência de teste RT-PCR para entrada de brasileiros e estrangeiros no Brasil

De acordo com a Portaria Interministerial Nº 655 de 23/06/2021 emitida pelo Governo Federal, as autoridades brasileiras adotaram medidas que restringem acesso ao Brasil. Entre elas:

1) Está autorizada a entrada de clientes estrangeiros e brasileiros a partir de 12 anos mediante apresentação no momento do check-in de teste método RT-PCR com resultado negativo/não reagente para COVID-19.

- A coleta do exame deve ser efetuada dentro de 72 horas do horário de decolagem dos voos internacionais para o Brasil



OU

 
Pessoas que tiveram Covid-19 nos últimos 90 dias, contados a partir da data de início dos sintomas e que estejam assintomáticos e persistam com teste RT-PCR detectável para SARS-CoV-2 (covid-19), será permitido o embarque mediante a apresentação dos documentos abaixo:

- Dois resultados de RT-PCR detectável (positivo), com intervalo de no mínimo 14 dias, sendo o último realizado em até 72 horas anteriores ao momento do embarque;
- Teste de antígeno com resultado negativo ou não detectável, posterior ao último resultado RT-PCR detectável; e
- Atestado médico declarando que o passageiro está assintomático e apto a viajar, mencionando a data por extenso da realização do voo. O atestado deve ser emitido no idioma português ou espanhol ou inglês e conter a identificação e assinatura do médico responsável.
 

 

2) Além da apresentação do exame tipo RT-PCR, todos os clientes deverão preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) conforme orientações do link que estará disponível no portal da Anvisa: https://formulario.anvisa.gov.br/
 

- O preenchimento do formulário de Declaração de Saúde do Viajante (DSV) deve ser concluído dentro das últimas 72 horas que antecedem o embarque para o Brasil;

- Todos os viajantes independentemente da idade e da nacionalidade, devem ter o formulário preenchido;

- Para menores de 18 anos, seu responsável é quem deve preencher e enviar o formulário;

*Informações oficiais clique aqui

Fernando de Noronha:

O embarque de passageiros para Fernando de Noronha está restrito às regras da Administração da Ilha, com base em critérios de saúde pública para evitar o contágio do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Está permitida a entrada no destino para passageiros não residentes na ilha, desde que seguidos os trâmites para análise e posterior notificação de autorização pelo Estado de Pernambuco.

Procedimentos para entrada:

 

Apresentação de Laudo Laboratorial - Teste Covid (impresso)
 
Todos os clientes independente da idade, devem apresentar a companhia aérea antes do embarque um laudo laboratorial impresso (resultado do teste de covid) de acordo com as opções descritas a seguir:

- Resultado negativo de teste RT-PCR com coleta realizada no máximo 48h (dois dias) 
antes do embarque ou;

- Resultado positivo de teste RT-PCR realizado no mínimo há mais de 20 dias e no máximo há 90 dias antes do dia do embarque ou;

- Resultado reagente de IgG por sorologia realizado, no máximo, 90 dias antes do dia do embarque.
 
Atenção:

- Crianças de todas as idades, inclusive recém nascidos, devem apresentar o laudo laboratorial impresso, conforme regras citadas;

- Clientes com comprovante de vacinação contra o COVID não estão isentos da necessidade do laudo laboratorial conforme regras citadas;

- Exame de busca de antígenos e testes rápidos, feitos em farmácias ou laboratórios, não são aceitos;

 
Documentos para apresentação na entrada em FEN
 

Além do Laudo Laboratorial os clientes devem seguir os seguintes passos para entrada em FEN:

- Baixar o aplicativo Dycovid - Dynamic Contac Tracing

- Acessar o site www.sounoronha.com e pagar a taxa de preservação ambiental. 

- Aceitar/Assinar o termo de compromisso antes do embarque, comprometendo-se a cumprir o protocolo e as orientações da Vigilância em Noronha. O termo está disponível no processo de pagamento da TPA online, no site www.sounoronha.com. O cliente deve apresentar na entrada da Ilha e não há necessidade da Azul checar no embarque em Recife;

- De cada voo serão sorteados 30% (trinta por cento) dos passageiros que deverão realizar um novo teste RT-PCR para COVID-19, de acordo com o período que permanecer na ilha. Os entrantes sorteados para realizar um novo teste RT-PCR para COVID -19, e que permanecerem por até 4 dias na ilha, realizarão novo teste na saída. 

Aqueles que permanecerem por mais de 4 (quatro) dias, deverão realizar novo teste RT PCR no 5º dia de permanência na ilha, sob orientação da Vigilância em Saúde da ATDEFN.

- Se o cliente testar positivo, A Azul não poderá embarcar o cliente até que realize outro exame e esteja apto a viajar. A Azul não se responsabiliza por nenhum custo enquanto o cliente estiver de quarentena.

*Informações oficiais clique aqui

Atenção:

Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com seu agente de Viagem.

Intensificamos as ações no ambiente do aeroporto, desde o check-in até o embarque, e também durante todo o voo para tornar a sua viagem ainda mais tranquila e segura.

Na Azul, a segurança
é ultravioleta

A Azul adotou um sistema de raio ultravioleta para aumentar ainda mais a sua segurança na hora de voar. É o UV Cabin System, da Honeywell, capaz de higienizar o interior de uma aeronave em menos de 10 minutos, auxiliando na eliminação de vírus e bactérias a bordo.

A Azul é a primeira empresa aérea da América Latina a trazer essa inovação, que representa uma camada a mais de segurança a seus Clientes e Tripulantes.

Limpeza a cada
novo voo

Nossas aeronaves são limpas a cada novo voo. Aplicamos um desinfetante aprovado pela Anvisa em todos os locais em que você e nossos demais clientes possam ter contato, como apoios de cabeça e de braços, mesa de apoio, cintos de segurança e bagageiros da cabine.

Limpeza profunda a cada
novo período de voos

Quando nossa aeronave fica mais tempo em solo, uma profunda e completa higienização é feita, incluindo os tapetes, os locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e cozinha, e os lavatórios.

Todas essas áreas passam por um processo de desinfecção minucioso, tudo de acordo com as recomendações da IATA e Anvisa.

Qualidade do ar
a bordo

A frota de jatos da Azul é equipada com sistemas de ar condicionado que possuem filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air).

Esses filtros renovam o ar de toda aeronave em um intervalo de poucos minutos e conseguem extrair até 99,9% dos vírus existentes.

Aferição da temperatura
dos Tripulantes

Distribuímos para todas as nossas bases termômetros digitais para aferir a temperatura de nossos tripulantes.

Álcool em gel e lenços desinfetantes disponíveis para todos vocês e Tripulantes em todos os nossos voos.

Mesmo com todas essas medidas, é extremamente importante que você siga com rigor todas as recomendações de limpeza pessoal, seja qual for o seu destino.

Mudanças temporárias no serviço de bordo

Atendendo a norma da Anvisa de 18/12/2020, não haverá serviço de bordo durante nossos voos. Está suspensa também a entrega de snacks no desembarque. De acordo com a Anvisa, essa norma visa reforçar a obrigatoriedade do uso da máscara durante todo o voo e nos aeroportos.

Check-in

Dê preferência ao check-in online
ou via APP.

Se tiver bagagem para despachar, dirija-se a fila exclusiva de despacho de bagagem. Você pode também usar a nossa bancada digital ou totens quando disponíveis.

Embarque

Aguarde a chamada do seu grupo para se posicionar na fila, evitando aglomerações.

Mantenha uma distância segura dos demais Clientes.

Como você viu, fique tranquilo. A Azul sempre pensa na saúde e segurança dos nossos clientes.

Encontre sua próxima viagem aqui.

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São mais de 110 destinos com 700 voos diários

Nossa malha aérea

Manter o Brasil conectado é o que podemos fazer de mais importante no momento.

Para visitar a família, transportar profissionais de saúde e suprimentos, conte com a gente!

Caso a Azul necessite realizar alguma modificação em seu voo até 31/12/2021, você receberá um e-mail ou SMS com todos os detalhes e opções, além de poder também consultar a sua reserva na área "Minhas Reservas". As opções são:

Alterações: alterar a data uma única vez, sem qualquer custo (sem taxa, tampouco diferença tarifária), mantidas as condições aplicáveis ao serviço contratado.

Crédito: solicitar que o valor pago seja mantido como crédito, o qual será processado sem qualquer custo, sendo o crédito válido no período de 18 meses a partir da data de solicitação, para futuras compras.

Reembolso*: solicitar reembolso da tarifa, o qual será processado de forma integral e realizado em até 12 meses, a contar da data do voo cancelado, sendo o valor corrigido monetariamente (INPC ).

 

*Exceção: caso o cliente tenha formalizado o pedido de desistência da compra após 24 horas do recebimento do comprovante da passagem aérea, bem como o voo tenha antecedência igual ou superior a 7 dias em relação à data de embarque, o reembolso será realizado em até 07 dias.

Foi diagnosticado ou está com suspeita de COVID-19 e tem viagem planejada?

Solicitação de isenção de multas contratuais ou taxas para alteração ou cancelamento da reserva por iniciativa do passageiro ou agência de turismo em razão de suspeita ou teste positivo para covid-19 do passageiro

Suspeita ou Teste positivo de COVID-19: É necessário enviar o respectivo atestado ou resultado de exame, sendo emitido por hospital, laboratório ou médico devidamente comprovado. Será realizada a análise do documento pela área médica da Azul em até 72 horas após o envio, podendo a solicitação ser aceita ou não. Para tal, acesse a página com o formulário, preencha os dados necessário e anexe os documentos listados acima.

Não será aceito guia de exame como forma comprobatória, fazendo-se necessário o envio do resultado do exame ou atestado médico conforme descrito acima.

Para resultado dos exames, serão considerados os resultados abaixo:
• IgM  (+) IgG (–): SIM
• IgM (+) IgG (+): SIM
• IgM (-) IgG (+): NÃO
• RT PCR SARS COV 2 – COVID-19 OU Teste de Antígeno p/COVID-19 OU RT-LAMP p/COVID-19 : Positivo/reagente/detectado: SIM

Para ambos os casos (suspeita ou positivo) é possível realizar a Alteração ou Cancelamento da reserva conforme detalhamento abaixo:

ALTERAÇÃO: Poderá alterar a reserva para outra data, mediante a disponibilidade, respeitando a validade do bilhete de 12 meses da emissão da reserva.

CANCELAMENTO COM SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO: Caso a opção seja reembolso, serão aplicadas as eventuais taxas de cancelamento e reembolso conforme as regras tarifárias, sendo o saldo restante devolvido em 12 meses a contar da data do voo cancelado, observada a atualização monetária calculada com base no INPC .

Para reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com seu agente de viagem.

Se você desejar ter mais informações sobre o seu voo, preencha as informações abaixo que entraremos em contato.

Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

(11) 4003-1118

(capitais e regiões metropolitanas)

ou 0800-887-1118

(demais localidades)

Pensando em você, trouxemos algumas inovações para sua experiência antes mesmo de viajar.
Faça seu check-in pelo app, imprima as etiquetas na bancada do aeroporto, rastreie sua bagagem durante toda sua viagem e embarque de um jeito seguro e rápido.

Embarque sem papel:

Faça o seu check-in pelo app e apresente seu cartão de embarque para embarcar, é mais rápido e seguro.

Você também pode comprar a viagem dos seus sonhos, administrar as suas reservas, e acompanhar o seu saldo de pontos através do TudoAzul.

Bancada de impressão digital

Para agilizar o seu check-in, você consegue imprimir as etiquetas para as bagagens que irá despachar.

No aeroporto dirija-se a Bancada Digital, escaneie o QRcode do cartão de embarque de todos os passageiros e imprima as suas etiquetas :)

Dirija-se ao balcão de despacho de bagagens e tenha uma boa viagem!

Rastreio de bagagem:

Somos a primeira companhia aérea do Brasil a monitorar a sua bagagem durante toda a sua viagem.

A mala é rastreada a cada manuseio e o status é enviado para ser acompanhado através do aplicativo da Azul, onde você receberá as notificações sobre as movimentação de sua bagagem:

Embarque com o Tapete Azul com segurança e tecnologia

A Azul é a única companhia a usar esta tecnologia no mundo, que são projetores externos na sala de embarque, que indicam o momento certo que o seu assento irá aparecer no tapete, com um intervalo de 2 a 3 fileiras. Essa experiência é refletida dentro da aeronave, diminuindo o problema das filas e aglomerações.

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