Teixeira de Freitas: conheça essa bela cidade baiana
Considerada uma das mais importantes cidades da Bahia, Teixeira de Freitas tem mais de 140 mil habitantes e se tornou rapidamente um centro regional no extremo sul do estado. A indústria madeireira, a agricultura, o setor de serviços e o turismo são os pontos fortes da economia local.
História
A história de Teixeira de Freitas começa na década de 1940, com o estabelecimento da fazenda Cascata, que ocupava uma posição estratégica na rota dos comerciantes e viajantes que se deslocavam entre Salvador e a região Sudeste do Brasil. Em 1957, já como vilarejo, recebeu o nome atual em homenagem a Mário Augusto Teixeira de Freitas, um dos mais importantes estatísticos do país.
Localização
A cidade está a pouco mais de 800 quilômetros de distância da capital baiana e fica a pouco mais de 700 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Como chegar
A principal rota de acesso ao município é a BR-101, uma das rodovias federais mais importantes do país. Pelo local, passam também duas vias estaduais: a BA-290 e a BA-696. Em setembro de 2014, o Aeroporto 9 de Maio recebeu o primeiro voo comercial da cidade. As passagens aéreas para Teixeira de Freitas contemplam a rota para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins/Belo Horizonte). Para locomover-se do terminal até outras áreas da cidade, é possível utilizar os serviços de táxi ou transporte público.
Clima
O clima de Teixeira de Freitas é tropical, com temperaturas altas e elevada incidência de chuva entre os meses de setembro e março. No restante do ano, o índice pluviométrico é menor, mas as temperaturas permanecem em torno de 23 °C.
Cultura
O município possui boas opções de entretenimento para moradores e turistas. A cultura regional é fortemente incentivada por meio da música e da preservação das tradições. A noite da cidade costuma ser bastante agitada, com restaurantes e bares que oferecem o melhor da culinária baiana. No mês de maio, o aniversário de Teixeira de Freitas é marcado por diversas atividades e shows.
Dicas de viagem
A cidade tem uma boa rede hoteleira e fica bem perto da costa, situada a pouco mais de 60 km do litoral. Por isso, representa uma alternativa interessante para quem deseja conhecer também as praias do sul da Bahia. Quem prefere passeios mais tranquilos, pode visitar as fazendas históricas da região e andar pelo centro, para apreciar um pouco do artesanato local, que inclui pintura em tecido, bordados e objetos feitos de cerâmica e argila.