Azul - Linhas Aéreas Brasileiras

Inverter
origem/destino
1
0
de 2 a 11 anos
0
de 0 a 23 meses
Inverter
origem/destino
1
0
de 2 a 11 anos
0
de 0 a 23 meses
1
0
de 2 a 11 anos
0
de 0 a 23 meses

Mapa de localização

Passagens Aéreas para Santa Maria

Santa Maria é mais um destino atendido pela Azul. Aqui você pode parcelar seu voo para Santa Maria em até 12x, viaja com mais conforto e sem a poltrona do meio. Faça sua pesquisa utilizando o Box de Busca acima, encontre sua passagem e compre agora!

Dicas de Destinos

Cidade Santa Maria

Santa Maria

Porque conhecer Santa Maria

Santa Maria, com mais de 270 mil habitantes, é considerada a quinta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e tem grande influência social, econômica e cultural na região. Suas várias instituições superiores de ensino, entre elas, a Universidade Federal de Santa Maria, além de museus e prédios históricos (como o Theatro Treze de Maio, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Banco Nacional do Commercio e a antiga Vila Belga), fizeram que a cultura de Santa Maria fosse reconhecida pelo título de Cidade Cultura.

História

Os primeiros habitantes do município foram os índios conhecidos como Minuanos e Tapes. Porém a cidade só foi criada a partir de acampamentos de uma comissão que passava pela região, no final do século XVIII, com a missão de fazer cumprir um tratado do império que previa a devolução de terras ocupadas ilegalmente por Portugal e Espanha. Assim, surgiu um pequeno povoado no local, que foi chamado de Acampamento de Santa Maria. No século seguinte, houve uma crescente imigração de alemães para lá, o que intensificou o povoamento.

Pela sua formação histórica, as características econômicas da cidade se voltaram para a prestação de serviços públicos e ao desenvolvimento do comércio. Há também a presença do setor primário (agropecuário) e secundário (indústrias de pequeno e médio porte), principalmente na produção de calçados, laticínios, móveis e outros.

Localização

Santa Maria está situada exatamente no centro geográfico do estado, o que lhe rendeu o apelido de Coração do Rio Grande, e fica a aproximadamente 250 km de Porto Alegre. O turista pode comprar uma passagem aérea para Santa Maria e pousar no Aeroporto Civil de Santa Maria, que também possui voos comerciais para a capital e outras cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Também é possível chegar à cidade pela BR 287, chamada oficialmente de Rodovia da Integração.

Clima

O município está cercado por morros e, às vezes, chega a ter ventos fortes, com até 100 km/h. O clima de Santa Maria é temperado, com temperatura média anual é de 18,8 °C, e o tempo permanece úmido o ano todo, não havendo estações secas.

Cultura

Os turistas que visitarem a cidade poderão ir a eventos típicos, como a Festa de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, instituída em 1921 pelo Papa Bento XV; a Feira de Múltiplas Artes, cujo objetivo é divulgar o trabalho de artistas que trabalham com artes visuais, produção artesanal, moda etc.

Dicas de viagem

Para os interessados em conhecer a região sul e, sobretudo, Santa Maria, a prefeitura municipal mantém um Centro de Atendimento ao Turista, que oferece informações turísticas e de utilidade pública, sendo uma de suas três unidades localizada na Estação Rodoviária. Ali o visitante pode receber materiais de divulgação de roteiros, eventos, mapas e guias da cidade e da região.

Fechar [X]
indicar à amigos
 
 
Dúvidas? Clique aqui.
  • Quais aeronaves a Azul possui?

    A Azul opera a frota de aviões mais jovem do Brasil com os jatos da Embraer 190 e 195. Também presentes na frota, estão os turboélices ATR em seus modelos 72 e 600. Ambas são aeronaves extremamente confortáveis: os assentos são dispostos dois a dois, eliminando a inconveniente poltrona do meio.

  • Como funciona o Tudo Azul?

    O Programa de Vantagens TudoAzul é simples e fácil. Com ele, a cada R$ 1,00* gasto na compra de uma passagem, você ganha até 5 pontos na sua conta TudoAzul. A partir de 5.000 pontos você já pode viajar resgatando um trecho da Azul com seus pontos. O TudoAzul não tem limitação de assentos e nem de dia.
    * Válido para tarifas regulares das viagens realizadas, não incluindo taxas de embarque.

  • Como utilizar o Ônibus da Azul?

    É muito simples. No momento da escolha do seu itinerário de viagem, se você for utilizar o Ônibus Executivo Azul em algum dos trechos, escolha como local de partida (“Estou em”) ou de chegada (“Indo para”) o ponto de saída do ônibus mais conveniente para você. Fique atento aos horários dos ônibus e programe-se para chegar ao aeroporto com pelo menos 1 hora de antecedência à saída do voo.

  • Como pagar com boleto?

    Quando você escolhe pagar com boleto bancário, o site automaticamente gera um documento com código de barras, semelhante a contas de luz, gás e telefone. Com esse arquivo, você escolhe a melhor forma de pagar: ir a uma agência bancária, ir a um caixa eletrônico, acessar a sua conta corrente pelo site do seu banco, usar aplicativos de celular.