Sobre Marília
Fundada em 1929, a cidade paulista recebeu esse nome devido à obra “Marília de Dirceu”, do escritor Tomás Antônio Gonzaga. O município nasceu da junção de outras três localidades: Alto Cafezal, Vila Barbosa e a região da Estação Marília, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
A princípio, a economia do município esteve baseada no cultivo do café e do algodão que, ao longo do século XX foi dando espaço para a industrialização. Atualmente a cidade abriga uma grande quantidade de indústrias alimentícias, o que concedeu à Marília o título de “Capital Nacional do Alimento”.
Para receber essas empresas, o município investiu fortemente em infraestrutura, sobretudo em sua malha rodoviária e em seu tráfego aéreo, com a construção de um aeroporto municipal, que atende toda a região.
Outro ponto forte da cidade é a educação. O município conta com renomadas instituições de ensino superior e é referência nacional no estudo de medicina.
Onde fica Marília?
Toda a extensão da cidade está situada na parte ocidental da Serra dos Agudos, no estado de São Paulo. Localizada a 443 km da capital paulista, Marília faz divisa com cidades como Júlio Mesquita, Álvaro de Carvalho, Campos Novos Paulista e Pompeia.
Clima de Marília
O clima do município é classificado como tropical de altitude, com temperatura média anual agradável, em torno de 20°C. Setembro é considerado o mês mais quente. Já o mês de junho registra sempre as menores temperaturas, cerca de 10°C.
Principais atrações
Um dos grandes eventos de Marília é a Japan Fest. A cidade possui uma das maiores populações de nipo-descendentes do interior do Brasil e o festival reúne diversas atrações orientais, que revelam toda a riqueza dessa cultura. A Festa de Santo Antônio e a Festa Italiana são outros dois eventos marcantes de Marília, que também tem sua cultura influenciada por imigrantes italianos, sírios e espanhóis.
Entre os pontos turísticos da cidade estão a Igreja Shinshu Hongaji, com seu altar folheado de ouro, e a Igreja Budista Hompa Honganji Kiokai que, além de práticas religiosas, também realiza festivais folclóricos. Quem visita Marília não pode deixar de conhecer o Museu Histórico e Pedagógico Municipal, que conta com um acervo de documento e objetos históricos.
Para os amantes da natureza, o município ainda oferece o Parque Lazer – Condema e o Bosque Municipal Rangel Pietraróia.
Como chegar?
Por terra, é possível chegar à cidade pelas rodovias Presidente Castello Branco (SP-280), Professor João Hipólito Martins (SP-209), Marechal Rondon (SP-300) e Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).
Mas, para quem deseja uma viagem mais rápida e confortável, a melhor opção é viajar de avião. O aeroporto de Marília recebe voos de São Paulo, Campinas e Bauru.
Dicas de viagem
Ao visitar a cidade no verão a dica é preparar a bagagem com roupas leves e acessórios como chapéus, protetor solar e óculos de sol, já que as temperaturas nessa época do ano ultrapassam os 25°C. Mas se a viagem for feita no inverno, convém incluir casacos e calças mais grossas na mala, pois o clima na cidade é bastante frio nesse período.
Conclusão
Marília é um ótimo destino para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura oriental ou gosta de estar em contato com a natureza. A cidade também oferece muitas oportunidades para quem atua no setor alimentício. A facilidade de chegar até o município por meio do aeroporto local é outra grande vantagem, tanto para o turismo de lazer quanto para o de negócios. As viagens aéreas poupam tempo e garantem mais conforto ao viajante.