História de Fonte Boa
Antes de se tornar cidade, Fonte Boa era a aldeia de Taracoatéua. O nome atual veio no século XVIII, entretanto o local só passou a ser município no ano de 1891, quando foi desmembrado de Tefé. Depois disso, a cidade perdeu os distritos de São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Jutaí e Amaturá. Todos foram emancipados e se tornaram municípios independentes.
Cultura
A cultura em Fonte Boa possui os melhores aspectos do estado do Amazonas: festas populares, religiosas e folclóricas, que acontecem durante todo o ano e movimentam o turismo em Fonte Boa. A beleza das artes, da música, da dança e o sabor dos quitutes e comidas típicas encantam os turistas.
Pontos Turísticos de Fonte Boa
A cidade apresenta as riquezas naturais da Floresta Amazônica, com fauna e flora extremamente ricas em biodiversidade. O rio Solimões, um dos maiores do mundo, está entre os principais pontos turísticos em Fonte Boa. Ele corta o município com suas águas lamacentas e provoca o fenômeno das terras caídas, que acontece quando a força da correnteza faz grandes extensões das margens argilosas escorregarem para dentro do rio, engolindo centenas de árvores, as quais desaparecem no meio das águas.
Culinária e Gastronomia em Fonte Boa
As comidas típicas do norte do Brasil marcam presença na culinária em Fonte Boa. Além de pratos como caldeiradas, ensopados e risotos de peixes de água doce, muitas frutas da região agradam ao paladar dos visitantes. A Festa do Pirarucu, que acontece todo mês de dezembro, é o evento mais importante da gastronomia em Fonte Boa. Nesse evento, os habitantes oferecem vários pratos elaborados com a carne do maior peixe de água doce do mundo. Um pirarucu pode atingir 3 metros de comprimento e pesar até 200 quilos.Para quem pensa em adquirir passagem aérea para esse destino, Azul oferece passagens aéreas para Fonte Boa com ótimas opções de pagamento e preços. Faça sua viagem para Fonte Boa e conte com a excelente infraestrutura do aeroporto em Fonte Boa.