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Documentação
Para o embarque nos voos internacionais é necessário ter o passaporte original dentro da validade, em bom estado de conservação e compatibilidade da foto com o portador; visto emitido e dentro da validade e certificado de vacinação (quando requerido). Consulte o consulado/embaixada do país de destino ou a IATA para obter informações sobre o visto ou outros documentos que podem ser solicitados pelas autoridades imigratórias, além da ANVISA para informações atualizadas sobre vacinas.
É exigida também a comprovação do bilhete de retorno no caso de visto de Turismo – a não apresentação pode ocasionar o impedimento do embarque do cliente. Caso haja a passagem somente de ida, é necessário apresentar a documentação de permanência no país. Para embarcar para países membros do Mercosul, ou que possuam acordos com o Brasil, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia, são aceitos os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade (RG) original
- Registro de Identidade Civil (RIC) original
- Cédula de Identidade de Estrangeiro original expedida pela Polícia Federal (RNE)
- Passaporte original e dentro da validade
Passageiros embarcando no exterior em voos com destino ao seu país de nacionalidade também devem apresentar documento de viagem original e dentro da validade. Para informações sobre a documentação necessária para embarque em voos realizados por companhias aéreas parceiras, consulte a transportadora que operará o voo. Para viagens internacionais é necessária autorização do responsável pela criança ou adolescente caso este não seja acompanhado por seus genitores. Para mais informações, acesse o site do Conselho Nacional de Justiça: http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/viagem-ao-exterior.
Para mais informações, entre em contato com a central de atendimento pelo telefone 4003-1118.
Menor entre 0 e 18 anos incompletos acompanhado
Confira cada caso para realizar o embarque de criança e adolescente sem problemas:
- Acompanhado de ambos os pais: não é necessária a autorização de viagem;
- Viagem com um dos pais: a autorização do genitor que não está embarcando é necessária (Consular, Judicial ou Cartório - semelhança ou autenticidade);
- Viagem com parente ou terceiro maior de idade ou menor emancipado: autorização de ambos os pais ou responsáveis (Consular, Judicial ou Cartório - semelhança ou autenticidade).
Menor entre 0 e 18 anos incompletos desacompanhado
- Menor entre 0 e 12 anos incompletos: crianças não podem viajar desacompanhadas. É necessária a presença de um dos pais ou responsável legal.
- Menor entre 12 e 18 anos incompletos: autorização de ambos os pais (Consular, Judicial ou Cartório - semelhança ou autenticidade).
Menores entre 0 e 11 anos e 11 meses
Disponibilidade
Não transportamos desacompanhados
Valor (por trecho)
-
Menores entre 12 e 17 anos e 11 meses
Disponibilidade
Serviço opcional (EUA)
Valor (por trecho)
R$ 500,00
Menores entre 12 anos e 17 anos e 11 meses
Disponibilidade
Serviço opcional (Europa)
Valor (por trecho)
R$ 500.00
- Menores desacompanhados são permitidos apenas em voos diretos, operados pela Azul.
- O embarque deste menor é negado em voos adquiridos em parceria com outra companhia aérea internacional parceira.
Para viagens internacionais é necessária autorização do responsável pela criança ou adolescente caso este não seja acompanhado por seus genitores. Para mais informações, acesse o site do Conselho Nacional de Justiça: http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/viagem-ao-exterior.
*O valor cobrado será calculado segundo o câmbio da moeda estrangeira do dia em que a transação for realizada.
Viaje mais tranquilo com seus filhos ou menores de idade sob sua responsabilidade
Caso queira sentar ao lado de seus filhos ou crianças que estão sob sua responsabilidade, existem algumas formas de garantir esta comodidade, seja comprando com antecedência ou realizando a marcação no check-in. Veja:
Marque assentos com antecedência
Desta forma, assim que você compra uma passagem, já pode garantir que ficará próximo da criança.
Marcação de assentos via check-in.
Dentro do prazo de check-in, você pode encontrar assentos gratuitos a serem marcados. Faça seu check-in pelo App da Azul e marque os assentos, garantindo a presença de todos juntos! Caso não consiga realizar o check-in pelo site ou aplicativo, você pode também se dirigir ao balcão de atendimento no aeroporto antes de seu voo. Lembrando: quanto antes realizar a marcação, mais garantidos os assentos.
Solicitação de atendimento especial em Lisboa
Qualquer tipo de atendimento especial de/para Lisboa, deverá ser agendado com 24 horas de antecedência a data do voo, através da Central de Atendimento da Azul: 55 11 4003 1118.
Requisitos para entrada em Curaçao
Todos os clientes devem apresentar:
- Comprovante internacional de vacinação de Febre Amarela
- Passaporte válido;
- Bilhete de retorno;
- Comprovante de pagamento do hotel;
- Clientes não residentes devem preencher o Cartão de Imigração online para apresentação à imigração de Curaçao, impresso ou digital: https://dicardcuracao.com/portal.
Menores até 18 anos incompletos viajando acompanhados de apenas (1) dos pais devem apresentar autorização com assinatura do outro genitor. Exceto em caso de falecimento comprovado por atestado de óbito e em caso de inexistência do outro genitor na documentação apresentada.
Menores até 18 anos incompletos viajando desacompanhados deverão apresentar uma carta de autorização assinada pelos pais que tem a guarda deles para entrar na ilha, assim como, a certidão de nascimento e cópia dos passaportes dos pais ou representantes legais.
Regras de franquia de bagagem
Os voos dos trechos Confins/Curaçao e Curaçao/Confins possuem uma característica operacional que limita as bagagens a 01 (um) volume despachado por cliente + 01 (um) bagagem de mão + 01 (um) artigo pessoal. Não há venda de franquia adicional, ou seja, não é possível adquirir um segundo volume despachado. Essa limitação também é aplicada aos Clientes do programa TudoAzul, não havendo benefícios cumulativos de bagagens despachadas.