Dicas de viagem nacional

Dicas e regras de viagem

Dicas e regras para sua viagem

Antecedência

Procure se programar para chegar ao aeroporto com 1:30h de antecedência ao horário do seu embarque.

Verifique em qual terminal a Azul está localizada antes de chegar ao aeroporto. Assim você evita caminhar desnecessariamente e perder tempo 😊

Bagagem

Confira a franquia de sua tarifa se adequa a sua necessidade. Para bagagem despachada, conte com a tarifa Mais Azul, para voos domésticos.

Agora, se você tiver cadastro no TudoAzul, você pode ter até 3 bagagens, confira sua categoria e verifique seus benefícios cliqui aqui.


Compre com até 2h de antecedência pelo site ou app. Assim, evitará filas e ainda economiza, pois o preço é mais baixo na compra de bagagem despachada nos canais digitais.

Check-in

Dê prioridade, assim que possível, pelo check-in no site ou no app, com antecedência. Você pode fazê-lo de 72h a 60 min antes do voo e assim pode evitar filas. Para despacho de bagagem, pode se dirigir diretamente ao balcão para despachar a bagagem.

Lembrando que para voos internacionais, é necessário se dirigir ao balcão de qualquer forma, para conferência dos documentos. Entretanto, ao fazer o check-in com antecedência, já é possível gerar o cartão de embarque.

Alteração ou Cancelamento

Assim como no check-in, é possível utilizar nossos canais digitais para alterar ou cancelar seu voo até 2h antes do embarque caso haja um imprevisto. Em “Minhas Viagens” você encontra estas opções, verifique taxas e regras clicando aqui.

Documentação

Sempre que for viajar com a Azul, lembre-se de ter em mãos pelo menos um dos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH, modelo com foto) e CNH-e (modelo eletrônico);
  • Carteira Profissional;
  • Cartões de Identidade expedidos pelos ministérios e órgãos subordinados ao Presidente da República;
  • Certidão de Nascimento (para clientes de 0 a 12 anos incompletos);
  • Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais;
  • Passaporte nacional;
  • Carteira de identidade funcional dos membros do Poder Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios expedida no curso da legislatura vigente;
  • Para estrangeiros: Passaporte, Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), Identidades Diplomáticas e Consulares;

Original ou cópia autenticada, desde que seja um documento de identificação válido e com foto. Ele deve ser apresentado tanto no check-in como no portão de embarque para um dos nossos atendentes.

*Em caso de roubo, furto ou extravio de documentação, será aceita a apresentação de Boletim de Ocorrência emitido dentro do prazo de 30 dias e que não conste a validade no documento. Não aceitamos B.O para menores de 12 anos caso o documento perdido seja a Certidão de Nascimento.

*Conforme a Resolução 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em vigor a partir de 14 de março de 2017.

*Lembre-se de chegar no aeroporto com 2h de antecedência ao embarque, o nosso check-in encerra-se 1 hora antes da decolagem.

Gestantes

Para o embarque nos voos internacionais é necessário ter o passaporte original dentro da validade, em bom estado de conservação e compatibilidade da foto com o portador; visto emitido e dentro da validade e certificado de vacinação (Para consulta de regras sanitárias de cada país, veja nossa página sobre regras de saúde para viajar).

Consulte o consulado/embaixada do país de destino para obter informações sobre o visto ou outros documentos que podem ser solicitados pelas autoridades imigratórias.

É exigida também a comprovação do bilhete de retorno no caso de visto de Turismo – a não apresentação pode ocasionar o impedimento do embarque do cliente. Caso haja a passagem somente de ida, é necessário apresentar a documentação de permanência no país. Para embarcar para países membros do Mercosul, ou que possuam acordos com o Brasil, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia, são aceitos os seguintes documentos:

         Até a 29ª semana de gestação

Pré-requisitos

não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.

         A parti da 30ª até a 35ª semana de gestação

Pré-requisitos

devem apresenta o atestado médico autorizando a viagem e preencher o formuçário de gestante da Azul

         A parti da 36ª até a 38ª semana de gestação

Pré-requisitos

devem apresenta o o MEDIF (acessar) preenchido que será validado pela nossa aérea médica.

Importante

  • Mesmo com atestado médico, não é recomendado viagem aérea para gestantes durante os 7 (sete) dias que antecedem a data prevista para o parto e 7 (sete) dias após o parto.
  • Não é recomendado viagem de recém-nascidos por 7 (sete) dias posteriores ao nascimento. Bebês prematuros serão considerados caso médico (MEDA) e deve ser preenchido MEDIF.
  • O atestado médico deve ser emitido até 7 (sete) dias antes da viagem.
  • O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem.

Regras para Fernando de Noronha

O governo do Estado de Pernambuco recomenda que grávidas residentes ou visitantes/turistas, com idade gestacional de 28 (vinte oito) semanas ou mais, não ingressem ou permaneçam em Fernando de Noronha em função das condições limitadas de estrutura hospitalar e disponibilidade médica para realização de partos na Ilha.

A entrada de gestantes com idade gestacional de 28 semanas ou mais, será mediante a aprovação da Superintendência de Saúde da Ilha ATDEFN, através de envio do Termo de Responsabilidade assinado pela gestante e o médico obstetra, com 72 horas de antecedência da data da viagem para o e-mail: coordenação.saude@noronha.pe.gov.br. Dentro desse prazo, é realizada uma análise e a resposta será através e-mail enviado. Clique aqui para baixar uma cópia do termo.

Em cumprimento ao Ofício EAR/AG nº65/2022, será obrigatória a apresentação do Termo de Responsabilidade junto ao e-mail de resposta positiva da Superintendência da Ilha, para o embarque de gestantes com idade gestacional de 28 semanas ou mais, com destino à Fernando de Noronha.

Nova Regra Para Embarque Doméstico

Em cumprimento à Resolução ANAC nº 595/2020 que alterou a Resolução ANAC nº 255/2012, a partir de nov/2021, passará a ser obrigatório no momento da venda da passagem aérea as informações sobre o número de CPF e dados de contato (telefone e/ou e-mail) de todos os passageiros embarcando em voos domésticos. Essa exigência da ANAC tem como finalidade a prevenção e a repressão a atos de interferência ilícita na aviação civil e a investigação de interesse à saúde pública, junto às autoridades competentes. Esse processo será obrigatório a todos os viajantes inclusive para crianças e adolescentes menores de 16 anos.

Aos passageiros que não possuam inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), poderá ser apresentado o passaporte, RNE, CRNM ou RNM (para passageiros estrangeiros). Para passageiros com nacionalidade dos países que compõem o Mercosul, também será aceita a Carteira de Identidade Mercosul. Na ausência do CPF, além dos dados dos documentos alternativos expostos acima e dos dados de contato (telefone e/ou e-mail), a ANAC exige informações adicionais sobre a nacionalidade, gênero e data de nascimento.

Ônibus Azul

Se você irá embarcar ou desembarcar na cidade de São Paulo (BR), a Azul disponibiliza o serviço de ônibus em 03 pontos: Terminal rodoviário da Barra Funda, aeroporto de Congonhas e shopping Tamboré, indo ou voltando do aeroporto de Campinas (Viracopos).

É necessário chegar ao local de saída do Ônibus Azul com, no mínimo, 15 (quinze) minutos de antecedência em relação ao horário de partida previsto, apresentar ao motorista o documento com foto + o comprovante da reserva. Fique atento ao horário de chegada do ônibus para não perder seu voo!

Confira mais informações clicando aqui.

Estacionamento

Está em BH? A Azul oferece desconto em estacionamentos ao redor do aeroporto, (BPark e Multipark), basta apresentar o cartão de embarque. Saiba mais.

Enfermos

Clientes com quadro clínico precisam acessar a página exclusiva para Autorização médica (MEDIF), baixar o formulário para preenchimento do seu médico para ele fazer uma pré análise da possibilidade do cliente poder viajar de avião, e se atentar principalmente a antecedência para envio deste formulário para análise da nossa equipe médica Azul para ele viajar com segurança. Este envio deve ocorrer sempre com uma antecedência mínima de 48h em relação a viagem, e o formulário é válido até 30 dias após a sua emissão. Caso a viagem demore mais do que este período, o cliente precisará apresentar outro formulário MEDIF para poder retornar.

Passageiros frequentes e que possuam condições médicas especiais de caráter permanente, não grave e estável, precisam acessar a página exclusiva para Autorização médica (FREMEC), baixar o formulário para preenchimento do seu médico para ele fazer uma pré análise da possibilidade do cliente poder viajar de avião, e se atentar principalmente a antecedência para envio deste formulário para análise da nossa equipe médica Azul para ele viajar com segurança. Este envio deve ocorrer sempre com uma antecedência mínima de 72h em relação a viagem.

Medicamentos

Medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.

Regras de cidades

Taxa Preservação Ambiental (TPA)

A Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que é um tributo cobrado aos turistas para entrar em Fernando de Noronha, só pode ser paga na internet.

A taxa custa R$ 92,89 por dia. Para pagar, o visitante deve acessar o site oficial da Administração de Noronha.

A taxa pode variar de acordo com o número de dias da permanência na ilha.

Dicas

Crianças até 4 anos estão isentas da taxa. Mas não há isenção nem desconto para estudantes ou idosos

Guarde o comprovante do TPA. O recibo da taxa de preservação vai ser pedido no check-in do seu voo de volta.

O ingresso para o parque nacional de Noronha tem duas diferenças com relação à Taxa de Preservação.

Parque Nacional de Noronha

Não é obrigatório. Você pode visitar a ilha sem comprar o ingresso. Mas vai ficar impedido de entrar na área do parque (praias do Sancho, Leão, Sueste e Atalaia; mirantes do Sancho, da Baía dos Porcos e dos Golfinhos; passeios de barco e trilhas).

O ingresso não é vendido no aeroporto. É preciso comprar online ou passar no Centro de Visitantes/Posto de Informação e Controle (PIC).