O que é um ponto Azul?

É um ponto que pode ter dar acesso a benefícios exclusivos e muito mais.

Conheça o Programa de Fidelidade da Azul

Dá para juntar pontos e trocar por passagens aéreas para todo Brasil e também para destinos internacionais. E que tal usar os pontos para fechar pacotes de viagens, ingressos para parques, produtos e vale-compras? Aproveite e conheça mais:

Azul x ALL : Pontuar em dois programas. Agora você pode!

A cada voo com a Azul ou hospedagem em um hotel Accor, você acumula pontos nos dois programas.

Faça seu vínculo

Pacotes de viagens e produtos para seu dia a dia

Você pode ter acesso a experiência completa de passeios e acomodações, além de poder comprar produtos diversos no Shopping Azul.

Acesso ao Lounge Azul em Viracopos*

Tenha acesso gratuito ao nosso espaço VIP com todo conforto que você merece

Embarque e check-in prioritários*

Adeus filas! Já pensou poder entrar primeiro no avião, sem ter que se preocupar?

Resgate passagens com pontos

Mais de 160 destinos. A Azul oferece viagens pelo mundo todo através de nossos parceiros

Passagem cortesia*

Você pode ter direito a passagens cortesia para quem você quiser ter como companheiro de viagem.
 

Ver benefícios

Espaço Azul e bagagens sem ter que pagar por isso*

Você pode despachar suas malas gratuitamente, além de garantir sempre seu assento com mais conforto em voos domésticos.

E como ter acesso a estes benefícios?

Cadastre-se no programa de fidelidade da Azul. É gratuito e simples!  Faça parte.
Cadastre-seÉ gratuito e simples! Faça parte.
Acumule pontos para poder trocar por passagens aéreas
Junte pontos AzulAcumule pontos para poder trocar por passagens aéreas
Use pontos
Use pontos AzulResgate passagens aéreas, pacotes de viagem ou produtos

Conheça os níveis que vão impulsionar os seus sonhos

Ao se tornar Cliente Azul Fidelidade, você começa a acumular
pontos e benefícios que podem aumentar a cada nível:

Ao se tornar Cliente Azul Fidelidade, você começa a acumular pontos e benefícios que podem aumentar a cada nível: 

Cadastro gratuito

6 trechos ou 6 mil
pontos
qualificáveis

Outras formas de acesso:
Cartão Azul Itaú Gold

10 trechos ou 10 mil
pontos
qualificáveis

Outras formas de acesso:
Cartão Azul Itaú Platinum ou
Clube 10.000

12 trechos e 12 mil pontos
qualificáveis ou R$ 25 mil
em gastos aéreos*

*Gastos com voos, upgrades e serviços adicionais (Espaço Azul, Marcação de Assento, Bagagens extra, Pet na Cabine e mais).

O que são trechos e pontos qualificáveis?

Trechos são viagens considerando uma Origem e um Destino Final.
Já pontos qualificáveis são os pontos que você ganha com voos,
produtos e serviços da Azul para subir de nível.

O que são trechos e pontos qualificáveis?

Trechos são viagens considerando uma Origem e um Destino Final. Já pontos qualificáveis são os pontos que você ganha com voos, produtos e serviços da Azul para subir de nível.

Confira alguns benefícios exclusivos do programa:

Embarque e check-in
prioritários*

Passagem cortesia*
 

Bagagens gratuitas*
 

Acesso ao Lounge em Viracopos*

Embarque e check-in prioritários*

Passagem cortesia*

Bagagens gratuitas*

Acesso ao Lounge em Viracopos*

*Consulte termos e condições aqui.

Quer ganhar pontos Azul ainda mais rápido?

Acelere sua pontuação fazendo parte do Clube preferido de quem ama viajar ou pedindo seu cartão Azul Itaú!


A assinatura para você viajar muito mais e conhecer os destinos dos seus sonhos.

Transforme seu cartão de crédito no seu cartão de embarque.
 

*Sujeito a análise de crédito

Possui cartão de crédito? 

Transfira seus pontos para o Programa de Fidelidade da Azul e viaje!

Você também pode ganhar pontos com suas compras online:

Acumule pontos no Programa de Fidelidade da Azul quando viajar em companhias parceiras:

Sua viagem internacional nunca esteve tão perto

Resgate passagens aéreas com a Azul ou nas companhias aéreas parceiras da Azul.

Regras dos benefícios dos Níveis

1. Pontos Qualificáveis Cartão Azul Itaú e Parceiros
Na transferência de pontos de cartão de crédito dos bancos parceiros da Azul, serão creditados pontos qualificáveis na proporção de 15:1, ou seja: a cada 15 pontos transferidos, 1 ponto contará também como ponto qualificável. No cartão Azul Itaú, essa proporção será de 10:1, ou seja: a cada 10 pontos Azul acumulados, 1 ponto contará como qualificável. Conforme Regulamento, divulgado em fevereiro/2024, a partir de 01/abril/2024, transferências de pontos de cartão de crédito dos bancos parceiros da Azul, não receberão pontos qualificáveis em nenhuma proporção. Para pontos acumulados no cartão Azul Itaú, mantem-se a proporção de 10:1, ou seja: a cada 10 pontos Azul acumulados, 1 ponto contará como qualificável.

 

2. Cortesias ilimitadas no Espaço Azul doméstico
Válidos apenas para voos nacionais operados pela Azul.

 

3. Prioridade na entrega da bagagem para Nível Diamante
Em alguns aeroportos.

 

4. Passagem Cortesia para Acompanhante
Clientes participantes do Clube Azul 20.000, clientes com cartão Azul Itaú Infinite ou que mantiveram a categoria via Desafio Status Match ou Desafio Tier (2021) só terão direto à cortesia de passagem após completarem 20.000 pontos qualificáveis. A Passagem Cortesia é válida apenas para voos nacionais operados exclusivamente pela Azul, exceto em classe tarifária “Y”, “A”, “B” voos operados pela Azul Conecta, mediante pagamento em moeda nacional, estrangeira, resgatadas com Pontos Azul ou Pontos + Dinheiro (promoção não cumulativa com outros descontos e condições diferenciadas de preço).

A cortesia é válida apenas para pagamento da tarifa regular, isto é, não estão incluídas quaisquer outras taxas (taxa de embarque, taxa de alteração, multas ou taxas de serviços especiais como transporte de animais, excesso de bagagem, transporte de equipamento esportivo etc.), bem como os gastos habitualmente opcionais, como os serviços extras para passageiros, Espaço Azul, seguros, hospedagens e despesas pessoais (alimentação, transporte, telefonemas, compras, passeios e demais gastos de caráter pessoal). Não é permitido que o acompanhante viaje sozinho. Para o benefício de cortesia de passagem para um acompanhante ser válido, é de caráter obrigatório que o acompanhante esteja junto ao cliente Diamante titular do benefício. Em caso de desistência ou necessidade de remarcação da passagem/viagem, será necessário efetuar o cancelamento total da reserva e efetuar uma nova, considerando as atualizações dos valores devidos. Também não é possível gerar uma reserva de Passageiro Cortesia espelhada em outra reserva de Passageiro Cortesia.  A reserva deve ser criada para ida e volta do local onde partiu pela primeira vez (multitrecho não é válido). Exemplo válido: ida VCP-CNF e volta CNF-VCP. Não será permitido o uso de dois ou mais bilhetes cortesia em uma única reserva, ou seja, será liberado o uso de uma cortesia para cada localizador. A utilização da cortesia deverá estar atrelada a uma reserva com tarifa. 

 

A partir do dia 01 de abril de 2024, a emissão da passagem cortesia referente à cortesia do Diamante e do Cartão Azul Itaú se dará exclusivamente por meio do website e Aplicativo Azul, durante o procedimento padrão de emissão de passagens quando adquirido um bilhete mediante pagamento em moeda nacional, estrangeira, resgatadas com Pontos Azul ou Pontos + Dinheiro (sem possibilidade de uso de código promocional de desconto na reserva), não sendo permitida a disponibilização do benefício via call center.

Conforme novo Regulamento divulgado em fevereiro/2024 e válido a partir de 01/abril/2024, tivemos mudanças na forma de atingimento para o nível Diamante. Clientes que atingirem esse nível a partir desta data (01/abril/2024) terão 2 opções: a) Acumular 12.000 Pontos Qualificáveis e (mais) 12 Trechos, ou, b) R$ 25.000 em Gasto Aéreo na Azul no ano/ciclo vigente (incluindo tarifas regulares e/ou serviços extras, conforme descrito na página em questão). Sendo assim, para desbloqueio do benefício Passagem Cortesia do Nível Diamante, prevalecem as regras para atingimento desse nível. Para desbloqueio do Benefício Passagem Acompanhante, serão consideradas as condições acima. Importante ressaltar que a utilização do benefício Passagem Cortesia não contabiliza para o ganho de pontos e/ou trechos qualificáveis.

Clientes que conquistaram a Categoria Diamante mediante o acúmulo de 20.000 pontos qualificáveis em 2023 ou, de 01/01/2024 até 31/03/2024, o benefício Passagem Acompanhante permanece liberado durante o ano/ciclo vigente. Saiba mais em: https://www.voeazul.com.br/br/pt/programa-fidelidade/passagem-cortesia


5. Extensão de benefícios para voos United

Consulte os benefícios em https://www.voeazul.com.br/br/pt/programa-fidelidade/parceiros/cias-aereas/united

 

6. Bagagem
Os benefícios de bagagem para os participantes dos níveis, Topázio, Safira ou Diamante para compras logadas em reais, pontos e pontos + dinheiro são válidos pela categoria ou pela tarifa adquirida, prevalecendo a regra mais benéfica para o cliente, e não são cumulativos entre eles. Clientes do nível Básico que comprar passagens na tarifa “Azul” (R$) não têm direito ao benefício da bagagem; ao resgatarem em pontos ou pontos + R$, têm direito a duas bagagens de até 23kg cada em voos internacionais. Para os demais níveis, prevalecerá a regra mais benéfica ao cliente. Os benefícios de bagagem extra para os participantes dos níveis Safira ou Diamante não será válido para a companhia aérea Azul Conecta.

 

7. Desconto Estacionamento
Estacionamento BPark. Para utilizar, é necessário apresentar o cartão de embarque.

 

8. Antecipação do voo
Nos voos domésticos, desconto de R$ 25,00 no app e R$ 30,00 no aeroporto.

9. Marcação de assento antecipada em voos nacionais
Gratuito em qualquer voo para nível Safira e Diamante. Desconto para níveis Básico e Topázio. 

10. Teto máximo de resgate aéreo nacional por nível
Divulgado em 14/março/2024 e com vigência a partir de 03/fevereiro/2024, o teto de resgate para passagens domésticas em voos da Azul será personalizado por nível, seguindo o critério a seguir: a teto de 90 mil pontos para nível Diamante, b) 110 mil pontos para nível Safira, c) 120 mil pontos para nível Topázio e d)130 mim pontos para nível Básico.

Conforme o comunicado divulgado em 03/fevereiro/2025 e com vigência a partir de 18/fevereiro/2025, o teto de resgate para passagens domésticas em voos da Azul personalizado por nível, passará a ser: a) teto de 120 mil pontos para os Níveis Topázio, Safira e Diamante e b) teto de 130 mil pontos para o nível Básico.


11.
Precificação diferenciada em passagens Aéreas Azul em pontos de acordo com o Nível. Sujeito à disponibilidade de assentos e alteração dos percentuais sem aviso prévio.

12. Espaço Azul
Não contempla o Espaço Azul na business doméstica.

13. Sala VIP
Clientes Diamante com 1 convidado tem acesso ao Lounge Azul em Campinas. Para entrar no Lounge Azul o Cliente Diamante e seu convidado devem apresentar o seu cartão de embarque com viagem confirmada em voos Azul para o mesmo dia com origem no aeroporto em questão. Conforme comunicado enviado aos clientes no dia 20/06/2025, o acesso à sala Advantage VIP Lounge de CGH pelos clientes do nível Azul Diamante e do Cartão Azul Itaú Visa Infinite/Mastercard Skyline e Platinum não estará mais disponível.

*Em caso de lotação da sala, o aceso pode ser restringido temporariamente.


14. Upgrade de Cabine em Pontos
A pontuação necessária para realizar upgrade de cabine para classe executiva é de a) 175 mil pontos para os níveis Azul Básico e Topázio, b) 150 mil pontos para Azul Safira e c) 125 mil pontos para Azul Diamante. Valores por passageiro e trecho, sujeitos à disponibilidade de assentos no dia do embarque, sendo necessária consulta no aeroporto. A regra estará válida a partir do dia 19/fevereiro/2024.

Conforme o comunicado divulgado em 03/fevereiro/2025 e com vigência a partir de 18/fevereiro/2025, os valores de upgrade de cabine em pontos será variável de acordo com a ocupação do voo e a consulta de disponibilidade será feita no aeroporto no dia do embarque. O nível Safira terá 15% de desconto e Diamante terá 30% de desconto.


15. Antecipação voo nacional
A opção de antecipação de voo é liberada 8 horas antes do voo original no App ou Aeroporto. Você pode antecipar o horário do seu voo original em até 6 horas antes do novo horário de partida, desde que esse voo seja um trecho apenas da Azul. A antecipação somente é permitida para reservas com mais de 6 horas entre a data/hora da compra e a antecipação. Os voos só poderão ser antecipados caso mantendo a origem e destino original da reserva. Caso necessário alterar origem e destino original ou antecipar horário do voo acima de 6 horas do horário inicial do voo, está sujeito a cobrança das taxas de alteração e diferença tarifária, conforme as regras de cada tarifa, esse tipo de alteração só pode ser feito via App ou nos totens dos aeroportos.

16. Marcação Assento antecipada
A marcação de assento para clientes do Azul Fidelidade pode ser feita até antes do prazo comum de 48h de antecedência dos demais clientes. Para realizar, acessar a área Minhas Reservas no site www.voeazul.com.br.

17. Comprar, Renovar e Transferir Pontos
Serão creditados pontos qualificáveis na proporção de 15:1, ou seja: a cada 15 pontos transferidos, 1 ponto contará também como ponto qualificável. Conforme regulamento divulgado em fevereiro de 2024, a partir de 1º de abril de 2024, pontos oriundos da compra, renovação ou transferência de pontos, não receberão pontos qualificáveis em nenhuma proporção, ou seja, não serão considerados para atingimento de qualquer nível.

18. Assinatura Clube Azul
Serão creditados pontos qualificáveis na proporção de 10:1, ou seja: a cada 10 pontos acumulados, 1 ponto contará também como ponto qualificável.

19. Pontos por Voo Azul
Conforme divulgado em 14/março/2024, a partir do dia 01/abril/2024, o acúmulo de pontos por voos Azul seguirá: a) Nível Básico: 1 Ponto Azul a cada R$ gasto; b) Nível Topázio: 2 Pontos Azul a cada R$ gasto; c) Nível Safira: 3 Pontos Azul a cada R$ gasto; d) Nível Diamante: 4 Pontos Azul a cada R$ gasto. Sendo indiferente o tipo de tarifa e o tipo de voo, doméstico ou internacional.

Conforme previsto em Regulamento, a Azul se reserva o direito de indicar os voos, classes tarifárias e tarifas em que será permitido o acúmulo de Pontos Azul. Para obter informações sobre as regras de elegibilidade, o Participante poderá acessar os detalhes no site.

20. Beneficiários
Divulgado em 14/março/2024 e com vigência a partir do dia 01/abril/2024, o número de beneficiários para resgate de passagens Azul em pontos, será maior a cada nível do programa de fidelidade. Sendo a) Nível Básico: até 5 beneficiários; b) Nível Topázio: até 6 beneficiários; c) Nível Safira: até 7 beneficiários e d) Nível Diamante: até 8 beneficiários. Em caso de alteração de beneficiários, será necessário aguardar o período de 30 dias de carência para emissão de passagem para o novo beneficiário. Caso tenha algum downgrade de nível, o beneficiário retirado será o (s) último (s) da lista em ordem numérica conforme quantidade de beneficiários do novo nível após downgrade.

21. Validade de Pontos Azul
Conforme previsto no Regulamento divulgado em fevereiro/2024 e com vigência a partir de 01/abril/2024, os Pontos Azul terão validade de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses a partir da data do seu Acúmulo, podendo possuir uma validade maior de acordo com o respectivo Nível: a) Nível Básico: 2 anos, b) Nível Topázio: 3 anos; c) Nível Safira: 4 anos e d) Nível Diamante: 5 anos. Com exceção de Pontos Azul obtidos através de produtos ou campanhas promocionais lançadas pela Azul e/ou por seus Parceiros, que respeitam a validade ou informação prevista no Produto e/ou Campanha.


22. Resgate Especial Azul

Conforme divulgado em 03/02/2025 e com vigência a partir de 18/02/2025:

 1. Clientes cadastrados no programa de Fidelidade da Azul, com o número de identificação válido, pertencentes exclusivamente aos Níveis Safira ou Diamante, que atinjam a meta de qualificação de cada nível, poderão utilizar o benefício Resgate Especial Azul, conforme as definições e regras apresentadas a seguir.

2. O Resgate Especial Azul é um benefício concedido aos clientes Safira e Diamante que possibilita resgatar uma cota de trechos da Azul Linhas Aéreas, com origem e destino no Brasil, reduzindo o preço em pontos para valores pré-definido pela Azul, dentro do calendário do ano vigente, mediante ao uso do Código Promocional disponibilizado de acordo com o Nível no Programa de Fidelidade da Azul. 

2.1. O Cliente pertencente ao Nível Safira, que tenha atingido a meta de qualificação de 10 (dez) trechos qualificáveis ou 10.000 (dez mil) pontos qualificáveis, poderá usufruir do Resgate Especial Azul com 5 (cinco) cotas para o teto de 70.000 (setenta mil) pontos Azul no resgate, de janeiro a dezembro do ano vigente, aplicando o “código promocional” composto pelo “nome do nível + 2 últimos dígitos do ano vigente”, conforme exemplo: “SAFIRA25”.

2.2. O Cliente pertencente ao Nível Diamante, que tenha atingido a regra de qualificação de 12 (doze) trechos qualificáveis e 12.000 (doze mil) pontos qualificáveis ou R$ 25.000 (vinte e cinco mil)  em gastos aéreos, poderá usufruir do Resgate Especial Azul com 10 (dez) cotas para o teto de 50.000 (cinquenta mil) pontos Azul no resgate, de janeiro a dezembro do ano vigente, aplicando o “código promocional” composto pelo “nome do nível + 2 últimos dígitos do ano vigente”, conforme exemplo: “DIAMANTE25”.

2.3. O benefício não será válido para clientes que tenham o Nível Safira ou Diamante por terem contratado algum produto da Azul, sendo eles: Cartão Azul Itaú, Clube Azul ou Desafio Status Match.

2.4. Cada cota do benefício Resgate Especial pode servir para trechos de Ida, Volta ou Ida e Volta, mediante efetivação da reserva (PNR) com a utilização do cupom, independentemente da quantidade de passageiros. Ao utilizar o código, o valor da tarifa assumirá o valor do benefício para cada trecho e passageiro contido na reserva de acordo com o Nível no programa (Safira ou Diamante), desde que a busca se enquadre nos critérios de utilização. Após a aplicação, o valor máximo dos trechos será o valor do benefício Resgate Especial Azul.

2.5. O código promocional do Resgate Especial Azul é aplicável exclusivamente sobre a tarifa em pontos Azul de cada passageiro por trecho. 

2.6. O Resgate Especial Azul poderá ser utilizado com a forma de pagamento “pontos Azul + dinheiro (Reais)”, entretanto o benefício não se aplica para o montante pago em dinheiro (Reais).

2.7. O código promocional pode ser utilizado em qualquer voo doméstico vendido e operado exclusivamente pela Azul Linhas Aéreas. Portanto, não é possível utilizá-lo em voos internacionais ou em acordos com outras companhias aéreas.

2.8 O benefício não será válido em períodos de alta temporada e feriados, consulta disponível no site da Azul.

2.9. A quantidade de cotas utilizadas ou disponíveis, poderá ser consultada na Conta Azul Fidelidade, disponível acesso no site da Azul ou pelo aplicativo da Azul. 

3. O benefício será fornecido em forma de código promocional, “promocode” e deve ser inserido no campo “Código Promocional” durante a pesquisa da tarifa em pontos nos canais de venda da Azul. 

4. O Resgate Especial Azul somente será válido quando o titular da Conta Azul Fidelidade pertencente ao Nível Safira ou Diamante, responsável pela reserva, estiver entre os passageiros inseridos no localizador. Em caso de não comparecimento do titular da conta ao embarque (no show), tendo mais de uma pessoa no localizador com a utilização deste benefício, a Azul poderá optar pelo seu cancelamento da reserva (sujeito à cobrança de possíveis taxas de cancelamento) ou, excepcionalmente, por manter a reserva, efetuando a cobrança da diferença entre o Resgate Especial Azul e a tarifa sem desconto no momento da compra.

4.1 Em casos em que a reserva feita com a utilização do Resgate Especial Azul seja cancelada voluntariamente por solicitação do cliente, a cota utilizada na reserva cancelada não ficará disponível para uma nova emissão. 

5. O benefício Resgate Especial Azul não poderá ser utilizado com outros descontos e condições diferenciadas de preço. Não estão incluídos os impostos, taxas de emissão e taxas aeroportuárias (taxa de embarque), bem como os gastos habitualmente opcionais, como os serviços extras para passageiros, seguros, hospedagem e despesas pessoais.  

6. Para ter direito ao Benefício Resgate Especial Azul, o cliente deve estar em consonância com o regulamento previamente estabelecido através da anuência dos termos e condições do Programa de Fidelidade da Azul. Os clientes em desacordo com as normas estabelecidas pelo regulamento do Programa de Fidelidade da Azul não estão elegíveis a este benefício. Para informações sobre o Azul Fidelidade, consulte o regulamento pelo site https://www.voeazul.com.br/br/pt/programa-fidelidade.

23. Informamos que o benefício Resgate Especial estará indisponível em determinados períodos. Confira abaixo as datas específicas em que essa opção não poderá ser utilizada.
26/02/25 a 10/03/25, 16/04/25 a 17/04/25, 21/04/25 a 22/04/25, 30/04/25 a  01/05/25, 04/05/25 a 05/05/25, 18/06/25 a 19/06/25, 22/06/25 a 23/06/25, 26/06/25 a 04/08/25, 19/11/25 a 20/11/25, 23/11/25 a 24/11/25, 12/12/25 a 02/02/26, 11/02/26 a 14/02/26, 17/02/26 a 18/02/26, 21/02/26 a 23/02/26, 01/04/26 a 03/04/26, 05/04/26 a 06/04/26, 17/04/26 a 18/04/26, 21/04/26 a 22/04/26, 30/04/26 a 01/05/26, 03/05/26 a 04/05/26, 03/06/26 a 04/06/26, 07/06/26 a 08/06/26, 25/06/26 a 03/08/26, 04/09/26 a 05/09/26, 07/09/26 a 08/09/26, 09/10/26 a 10/10/26, 12/10/26 a 13/10/26, 30/10/26 a 31/10/26, 02/11/26 a 03/11/26, 19/11/26 a 20/11/26, 22/11/26 a 23/11/26 e 12/12/26 a 01/02/27.